Corrida em Porto Alegre chama atenção para o trabalho infantil

Corrida em Porto Alegre chama atenção para o trabalho infantil

Iniciativa foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Clube de Corredores

Christian Bueller

Circuito de corridas de rua entre o Parque Marinha do Brasil e o Estádio Beira-Rio teve 1,4 mil inscritos

publicidade

A correria do dia a dia pressupõe uma falta de atenção com fatores externos, motivada pela preocupação com as demandas de cada um. As pessoas se acotovelam nas ruas, mas não olham umas para as outras. Pois, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Clube de Corredores (Corpa) vai na contramão desta lógica. A campanha #ChegadeTrabalhoInfantil chegou, hoje, à segunda etapa do circuito de corridas de rua entre o Parque Marinha do Brasil e o Estádio Beira-Rio. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o problema.

Carlos Eduardo Urbano, 37 anos, era um dos 1,4 mil inscritos. Junto da filha Eduarda, 14, percorreu uma das modalidades do circuito. “Corri 5 km e a minha ideia era chegar. Já corria antes, mas fiquei um bom tempo parado”, conta, sorridente. A atividade em família se completou quando o filho, Enrico, três anos, participou do “Circuitinho”, voltado às crianças. Também houve disputas nas modalidades 10 km e 15 km. Pessoas das faixas etárias mais diversas cruzaram a linha de chegada na rua Nestor Ludwig. Uma das mais risonhas era Jusara Silveira. Ela não aparenta os 66 anos que carrega. “Fiz o trajeto sem problemas. Só de ver essa galera, a gente já se emociona em participar, ainda mais se for apoiar essa causa.

A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, vestia a camiseta verde que simbolizava o evento. “A ideia é fomentar a discussão sobre este tema, uma conscientização de que as crianças devem estar nas escolas. Existe uma cultura de pensar que é melhor que estejam trabalhando do que nas ruas. Essa concepção é equivocada”, lembrou.

Para a procuradora Patrícia Sanfelici, titular da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, a iniciativa é relevante porque alia dois fatores ao unir o combate ao trabalho infantil com o incentivo ao esporte. Os participantes receberam kits com material da campanha e medalhas. A próxima etapa do circuito será no dia 27 de abril, às 19h30min.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895