Corsan pede que Agergs reconsidere desconto na conta de água para 300 mil clientes

Corsan pede que Agergs reconsidere desconto na conta de água para 300 mil clientes

Em nota, a empresa salienta que "os desabastecimentos foram motivados por diferentes fatores"

Camila Diesel / Rádio Guaíba

Em nota, a empresa salienta que "os desabastecimentos foram motivados por diferentes fatores"

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A Corsan requereu que a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) reconsidere a decisão que obriga a concessionária a dar desconto a cerca de 300 mil clientes que ficaram sem abastecimento de água, entre o fim de 2106 e o início de janeiro, nas cidades de Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Alvorada, Campo Bom, Estância Velha e Taquara.

Em nota, a empresa salienta que “os desabastecimentos foram motivados por diferentes fatores: problemas nas redes (rompimentos de tubulações e adutoras), falta de energia elétrica e alteração das condições da água a ser tratada face à elevada presença de lama, causando turbidez excessiva”.

A concessionária ressalta ainda que no caso de Gravataí, a Corsan manteve geradores de energia que garantiram o abastecimento de 50% da cidade.

A decisão da Agergs dá direito ao desconto os usuários que enfrentaram problemas no abastecimento por danos e rompimentos de adutoras ou por conta da turbidez da água devido à enxurrada no município de Rolante, no início de janeiro. Os descontos podem chegar a 43% do valor total da fatura mensal, que vai ser aplicada em fevereiro e implementada na cobrança de março, totalizando R$ 4 milhões de desconto.

Para os municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão, o período de cálculo das horas sem água para o usuário é de 23 de dezembro 2016 a 15 de janeiro de 2017. Para os municípios de Campo Bom, Estância Velha e Taquara, o período considerado é de 3 a 10 de janeiro de 2017. Em Gravataí, consumidores chegaram a ficar sem distribuição regular de água por 13 dias.

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