Covid-19: São Paulo terá xepa da vacina para crianças sem comorbidades

Covid-19: São Paulo terá xepa da vacina para crianças sem comorbidades

Pais devem cadastrar os filhos na UBS de referência no bairro. Campanha de vacinação infantil começou nesta segunda-feira na capital

R7

Cidade de SP terá xepa da vacina contra Covid-19 para crianças sem comorbidades

publicidade

Os pais de crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades podem cadastrar os filhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência no bairro para receberem as doses remanescentes da Pfizer pediátrica contra a Covid-19, na chamada xepa da vacina. Na capital paulista, a imunização infantil começou nesta segunda-feira. 

“Se tivermos doses remanescentes, os pais de crianças sem comorbidades podem se inscrever, deixar o nome, que eles serão chamados. Como a gente recebeu um lote pequeno de vacinas e tem praticamente o dobro de crianças para serem vacinadas, vai acabar sobrando pouco. Mas, mesmo assim, a gente não pode correr o risco de perder qualquer dose”, explicou o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido.

O cadastramento é feito com a apresentação do endereço e telefone para convocação. Ao final do dia, caso a unidade de saúde tenha doses sobrando, os responsáveis pela criança serão acionados.

Vacinação de crianças

Já podem ser vacinadas crianças entre 5 e 11 anos que possuem comorbidades ou deficiência permanente - física, sensorial ou intelectual - e as indígenas aldeadas na capital. A imunização acontece nas UBSs das 8h às 19h.

As crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF), carteirinha de vacinação, comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição contendo o CRM do médico e com até dois anos de emissão) e comprovante da deficiência (laudo médico, cartão de gratuidade no transporte público, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência).

Lista de comorbidades

Insuficiência cardíaca; hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa; arritmias cardíacas;  cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; síndrome de Down; autismo; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895