CRBM prega adaptação de motoristas após fim de concessão dos pedágios
Coronel cita período de ajustes para que Samu, Bombeiros e Detran assumam resgates
publicidade
O coronel garantiu que, por enquanto, as providências tomadas deram certo. "Os socorros médicos em casos de acidentes, por exemplo, vão ser de competência dos bombeiros e do Samu, que já sabem dessas obrigações", esclareceu Moreira. Para motoristas que enfrentarem pane mecânica, a tendência é de que a continuidade do serviço prestado por guinchos ocorra através de contratos firmados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) ou pela EGR. Alguns motoristas apontaram o fechamento de banheiros e algumas precariedades de estruturas nos primeiros dias de funcionamento.
O Daer já firmou um convênio, para manter as remoções gratuitas de veículos pelo Detran, antes mesmo da EGR assumir e retomar a cobrança de pedágios a partir da próxima terça-feira. Para pedir ajuda, o motorista deve discar o telefone 198, do Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Mesmo com a previsão de retorno da tarifa, a partir de terça-feira (7), os preços vão cair nas praças de Viamão (ERS-040), Santo Antônio da Patrulha (ERS-474), Gramado (ERS-235), São Francisco de Paula (ERS-235) e Três Coroas (BR-115). Em Eldorado do Sul (BR-290), Pantano Grande (BR-290), Guaíba (BR-116), Carazinho (BR-386/BR-285) e Vacaria (BR-116/BR-285), polos devolvidos ao governo federal, não vai haver mais cobrança.
A responsabilidade de sinalização, manutenção e conservação estradas é da União, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já deixou claro que o contrato não prevê socorro aos motoristas, que devem acionar a Polícia Rodoviária Federal (191). A corporação sugere que o motorista contrate seguro e admite que, em algumas situações, o socorro médico pode demorar.