CRBM prega adaptação de motoristas após fim de concessão dos pedágios

CRBM prega adaptação de motoristas após fim de concessão dos pedágios

Coronel cita período de ajustes para que Samu, Bombeiros e Detran assumam resgates

Voltaire Porto / Rádio Guaíba

Coronel cita período de ajustes para que Samu, Bombeiros e Detran assumam resgates

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Responsável pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o coronel Fernando Alberto Moreira afirmou, nesta quarta-feira, que os usuários de rodovias estaduais até então concedidas à iniciativa privada vão precisar se adequar às mudanças na prestação de serviço. O oficial ressaltou que o governo já sabia da necessidade de enfrentar um período de transição, administrado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), e de criar alternativas para os socorros médico e mecânico, que eram prestados pelas concessionárias Brita, Rodosul e Metrovias.

O coronel garantiu que, por enquanto, as providências tomadas deram certo. "Os socorros médicos em casos de acidentes, por exemplo, vão ser de competência dos bombeiros e do Samu, que já sabem dessas obrigações", esclareceu Moreira. Para motoristas que enfrentarem pane mecânica, a tendência é de que a continuidade do serviço prestado por guinchos ocorra através de contratos firmados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) ou pela EGR.  Alguns motoristas apontaram o fechamento de banheiros e algumas precariedades de estruturas nos primeiros dias de funcionamento.

O Daer já firmou um convênio, para manter as remoções gratuitas de veículos pelo Detran, antes mesmo da EGR assumir e retomar a cobrança de pedágios a partir da próxima terça-feira. Para pedir ajuda, o motorista deve discar o telefone 198, do Comando Rodoviário da Brigada Militar.

Mesmo com a previsão de retorno da tarifa, a partir de terça-feira (7), os preços vão cair nas praças de Viamão (ERS-040), Santo Antônio da Patrulha (ERS-474), Gramado (ERS-235), São Francisco de Paula (ERS-235) e Três Coroas (BR-115). Em Eldorado do Sul (BR-290), Pantano Grande (BR-290), Guaíba (BR-116), Carazinho (BR-386/BR-285) e Vacaria (BR-116/BR-285), polos devolvidos ao governo federal, não vai haver mais cobrança.

A responsabilidade de sinalização, manutenção e conservação estradas é da União, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já deixou claro que o contrato não prevê socorro aos motoristas, que devem acionar a Polícia Rodoviária Federal (191). A corporação sugere que o motorista contrate seguro e admite que, em algumas situações, o socorro médico pode demorar.



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