Crematório integra campanha de doações de órgãos

Crematório integra campanha de doações de órgãos

Local recepcionou visitantes com diversas atividades no Dia de Finados

Mauren Xavier

Músicos e um anjo recepcionavam visitantes no Crematório

publicidade

O Crematório Metropolitano de Porto Alegre, do grupo Cortel, na avenida Oscar Pereira, recepcionou os seus visitantes com diversas atividades. Uma das ações que mais chamou a atenção foi a campanha a favor da doação de órgãos, promovida pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil. Logo após a entrada, os visitantes eram convidados a retirarem uma fita verde com a mensagem ‘Compartilhe a vida. Seja um doador de órgãos”.

As fitas estavam dispostas no formato da palavra “Esperança”, conforme elas eram retiradas, acabava por surgir a palavra Vida. O diretor de mercados e negócios do Grupo Cortel, Rafael Azevedo, explicou que a campanha está inserida na proposta do Sindicato de fazer ações que os visitantes conseguissem refletir sobre a doação de órgãos. “No Crematório, que é um local associado a tristeza, buscamos convidamos os nossos visitantes a pensarem sobre a vida”, enfatizou. Assim, a ideia foi exatamente estimular a refletirem sobre como um importante gesto, a doação, pode, ao mesmo tempo, salvar vidas.

No Crematório, outro ponto de reflexão foi o jardim externo e o columbário, espaço onde familiares deixam as urnas de cinzas e objetos pessoais de seus entes queridos que já partiram, podendo ser visitado.

Além disso, na chegada do Crematório eram recebidos por músicos - violinista e flautista - que tocavam melodias conhecidas e um anjo. Já na parte interna, eles puderam ver ainda uma exposição fotográfica da arte funerária, da doutora em artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiza Fabiana Carvalho. As imagens estavam distribuídas em vários pontos do crematório.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895