Para evitar aglomerações em função da pandemia do coronavírus, os visitantes do Crematório Metropolitano, na avenida Oscar Pereira, em Porto Alegre, tiveram uma programação especial. O Dia de Finados marcou também os 22 anos da cremação no Rio Grande do Sul. A administração do Crematório Metropolitano definiu que a participação do público seria presencial e por ordem de chegada.
A celebração de Finados foi marcada pelo acendimento de cerca de 50 mil velas nos empreendimentos localizados no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Manaus e Ribeirão Preto. O diretor-presidente do Grupo Cortel, Rafael Azevedo, ressaltou que a iniciativa foi a maior homenagem de velas do Mundo. As filmagens dos acendimentos iniciaram foram apresentadas em um vídeo com o texto do escritor gaúcho Allan Dias Castro. O registro de amor para aqueles que já partiram foi lançado ontem durante uma live com os poetas Allan Dias Castro e Fabrício Carpinejar, nas redes sociais do grupo Cortel.
Segundo Azevedo, a movimentação em torno da Maior Homenagem de Velas do Mundo iniciou online, no dia 6 de outubro, com o convite feito por Fabrício Carpinejar durante uma live no Instagram na qual o escritor também dividiu com o público algumas das suas memórias e saudades. Para se adaptar aos novos tempos e com o objetivo de evitar aglomerações em função da pandemia, segundo Azevedo, a empresa realizou o Iluminando Memórias. A atividade tratou sobre a vida e sobre a ausência, com o tema: "Um dia é pouco para quem tem saudade".
A programação iniciou com o acendimento da Chama da Saudade no dia 2 de outubro e esteve disponível no velário de cada empreendimento, aberto para visitação do público durante 30 dias. Cada visitante que visitou o crematório pôde acender a sua vela e fazer sua homenagem a um amigo ou familiar. No dia 15 de outubro, o Grupo Cortel promoveu um Drive Thru solidário, nos empreendimentos de Porto Alegre e da Região Metropolitana, para arrecadar alimentos que foram doados ao Banco de Alimentos.
A empresa dobrará a quantidade de alimentos arrecadados e os 50 primeiros doadores ganharam o livro “Colo, por favor!”, do escritor Fabrício Carpinejar. A programação contou ainda com o evento do Programa de Apoio aos Enlutados, de forma online para conforto e preservação da saúde dos clientes. O apagar da Chama da Saudade aconteceu no final da tarde de ontem na sede do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre.