Crematório Metropolitano realiza Dia de Finados com visitas por ordem de chegada em Porto Alegre

Crematório Metropolitano realiza Dia de Finados com visitas por ordem de chegada em Porto Alegre

Data também marca os 22 anos da cremação no Rio Grande do Sul 

Cláudio Isaías

publicidade

Para evitar aglomerações em função da pandemia do coronavírus, os visitantes do Crematório Metropolitano, na avenida Oscar Pereira, em Porto Alegre, tiveram uma programação especial. O Dia de Finados marcou também os 22 anos da cremação no Rio Grande do Sul. A administração do Crematório Metropolitano definiu que a participação do público seria presencial e por ordem de chegada. 
 
A celebração de Finados foi marcada pelo acendimento de cerca de 50 mil velas nos empreendimentos localizados no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Manaus e Ribeirão Preto. O diretor-presidente do Grupo Cortel, Rafael Azevedo, ressaltou que a iniciativa foi a maior homenagem de velas do Mundo. As filmagens dos acendimentos iniciaram foram apresentadas em um vídeo com o texto do escritor gaúcho Allan Dias Castro. O registro de amor para aqueles que já partiram foi lançado ontem durante uma live com os poetas Allan Dias Castro e Fabrício Carpinejar, nas redes sociais do grupo Cortel.
 
Segundo Azevedo, a movimentação em torno da Maior Homenagem de Velas do Mundo iniciou online, no dia 6 de outubro, com o convite feito por Fabrício Carpinejar durante uma live no Instagram na qual o escritor também dividiu com o público algumas das suas memórias e saudades. Para se adaptar aos novos tempos e com o objetivo de evitar aglomerações em função da pandemia, segundo Azevedo, a empresa realizou o Iluminando Memórias. A atividade tratou sobre a vida e sobre a ausência, com o tema: "Um dia é pouco para quem tem saudade". 
 
A programação iniciou com o acendimento da Chama da Saudade no dia 2 de outubro e esteve disponível no velário de cada empreendimento, aberto para visitação do público durante 30 dias. Cada visitante que visitou o crematório pôde acender a sua vela e fazer sua homenagem a um amigo ou familiar. No dia 15 de outubro, o Grupo Cortel promoveu um Drive Thru solidário, nos empreendimentos de Porto Alegre e da Região Metropolitana, para arrecadar alimentos que foram doados ao Banco de Alimentos.

A empresa dobrará a quantidade de alimentos arrecadados e os 50 primeiros doadores ganharam o livro “Colo, por favor!”, do escritor Fabrício Carpinejar. A programação contou ainda com o evento do Programa de Apoio aos Enlutados, de forma online para conforto e preservação da saúde dos clientes. O apagar da Chama da Saudade aconteceu no final da tarde de ontem na sede do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895