Cremers abre sindicância para apurar erro em cirurgia em NH

Cremers abre sindicância para apurar erro em cirurgia em NH

Idosa de 87 anos teve a perna errada operada

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

Idosa de 87 anos teve a perna errada operada

publicidade

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) abriu sindicância para apurar as responsabilidades no caso da idosa de 87 anos que teve a perna errada operada na Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) na sexta-feira. O presidente do Cremers, Rogério de Aguiar, contou que a entidade soube do caso pela imprensa e está cumprindo seu papel de investigar a situação.

"Entre as punições previstar para erro médico estão desde uma advertência reservada ou pública, até a cassação do direito de exercer a profissão", explicou. Nesta quarta-feira, a Polícia Civil deve ouvir familiares e a equipe médica que realizou o procedimento.

Maria Nunes da Silva estava internada desde 23 de junho em razão de uma fratura no fêmur esquerdo. Na sexta-feira, ela deveria colocar uma platina no membro, mas os profissionais que realizaram o procedimento acabaram colocando o pino na perna direita. Após perceber o erro, a equipe fez outra cirurgia no sábado.

Conforme a neta da paciente, Cristiane Andreia da Rosa, um dos traumatologistas que tratou sua avó alegou não ter localizado o exame de raio-x e, por isso, teria perguntado à idosa – que não é totalmente lúcida –  qual perna deveria ser operado. "Foi bem revoltante!", exclamou sobre o momento em que soube do erro.

O hospital também abriu sindicância para averiguar o ocorrido. A idosa foi transferida para uma clínica particular nessa segunda-feira para se recuperar dos procedimentos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895