Cremers entrará na Justiça contra redução de salários

Cremers entrará na Justiça contra redução de salários

Medida do MP atingiu aproximadamente 10 mil médicos no Rio Grande do Sul

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

publicidade

Após divulgar nota de repúdio contra a Medida Provisória (MP) que impõe redução de 50% nos vencimentos dos médicos do serviço público federal, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) entrará com uma ação judicial contra a medida, que já está em vigor e vem gerando diversos protestos no Brasil.

O Cremers já elaborou o parecer jurídico que será protocolado no início da próxima semana na Justiça Federal. O próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) orientou os demais colegiados para acionarem o judiciário. O vice-presidente do Cremers, Fernando Weber Matos, adianta os três fatores que serão sustentados no parecer jurídico. "Como ela (Medida Provisória) não tem urgência, não tem relevância e também diminui os direitos adquiridos dos trabalhadores, ela se torna inconstitucional. É uma MP cheia de erros, por isso, estamos apelando a Justiça Federal”, detalha.

Cerca de dez mil médicos, entre ativos e aposentados, foram atingidos pela MP no Rio Grande do Sul. A maioria dos profissionais no Estado atua em setores ligados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e em hospitais federais como o Clínicas e o Conceição, em Porto Alegre.

Como a MP ainda será apreciada no Congresso Nacional, o Cremers ainda buscará apoio das bancadas gaúchas na Câmara dos Deputados e no Senado para que o veto seja derrubado pelos parlamentares.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895