Curso de capacitação forma 300 alunos de Porto Alegre e região Metropolitana

Curso de capacitação forma 300 alunos de Porto Alegre e região Metropolitana

Programa reuniu estudantes de 14 a 24 anos

Felipe Samuel

Alunos receberam diplomas neste sábado

publicidade

Com o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho, o Senac-RS formou no sábado, em cerimônia em Porto Alegre, 300 alunos do Programa Jovem Aprendiz. A iniciativa, que beneficia estudantes de 14 a 24 anos, visa a inserção social e a capacitação para áreas como serviço administrativo, serviços comerciais e vendas. O programa beneficiou estudantes da Capital, Canoas e Viamão.

Um dos destaques da solenidade, João Pedro Cândido Talamini recebeu o diploma de conclusão do curso de serviço administrativo e saiu com a certeza de emprego garantido. Depois de atuar como estagiário em uma empresa, ele acabou contratado com carteira assinada. "Estou muito feliz. Esse curso foi muito importante para minha formação profissional. E também mudou a minha forma de agir socialmente", reconhece.

Oradora de uma das turmas, Luiza Lucas Guedes, 19, que concluiu curso de serviço administração no ano passado, admite que o programa foi importante para formação profissional. Após concluir o curso, que tem duração de dois anos entre aulas práticas e teóricas, ela foi contratada por uma empresa. Depois de passar pela experiência de trabalho efetivo, a jovem está estudando e pretende prestar vestibular ou fazer um curso técnico. Ela garante que a participação no Programa Jovem Aprendiz serviu para ganhar experiência no mercado de trabalho. "O curso ajuda a gente a ter postura diferente do que a gente imagina do mercado de trabalho. Geralmente o jovem vai sem nenhuma experiência, acha que sabe de alguma coisa, que vai ser mais fácil, mas com o Senac facilita muito, pois nos ensina coisas que ajudam muito dentro da empresa, como postura, como agir e não agir", avalia.

Técnica em Desenvolvimento de Produto do Senac e responsável pela aprendizagem, Maria Augusta Kämpf garante que o resultado positivo do programa nas vidas dos estudantes pode ser percebido antes, durante e após o curso. "Muitas vezes esses jovens estão na escola, ou estão faltando bastante, e resolvem entrar no programa. Quando entram são obrigatoriamente contratados por uma empresa como jovens aprendizes", frisa. Ela reforça que o objetivo é desenvolver as competências dos alunos para o mundo do trabalho. "A parte prática ocorre na empresa, onde aprendem a cultura da empresa e se desenvolvem lá também", pontua.

Além de destacar a ação conjunta entre Senac e empresa na formação integral do aluno, Maria Augusta afirma que em 2019 quase 500 empresas foram atendidas pelo Senac-RS. "São quase 9 mil aprendizes iniciando este ano. Essa formatura representa o fechamento desse ciclo tão importante de desenvolvimento de mudança de vida. Recebemos muitos retornos dos familiares, docentes, dos pais e da empresa de como esses jovens se desenvolvem ao longo desse período. É bem notável a diferença de quando eles saem", conclui.

Diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa destaca que a importância da aprendizagem para o desenvolvimento do Brasil e do Rio Grande do Sul. "É o melhor programa do país de inserção do jovem ao mundo do trabalho. Melhorar a qualidade da educação é o principal desafio que nós temos no Brasil, especialmente no ensino médio, onde temos uma evasão de 50%, onde metade daqueles estudantes que ingressam desistem ao longo do ensino médio", alerta.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895