De sacadas e janelas, porto-alegrenses homenageiam os 248 anos da capital dos gaúchos

De sacadas e janelas, porto-alegrenses homenageiam os 248 anos da capital dos gaúchos

Já que muitos moradores estão sob isolamento, homenagem diferente foi feita para não deixar passar a data em branco

Por
Correio do Povo

"Parabéns a você" foi cantado por moradores do Bom Fim


publicidade

Sem muito alarde, Porto Alegre completou hoje 248 anos. Um aniversário comemorado de forma tímida. Isso porque grande parte de seus moradores estão enfrentando uma quarentena, devido ao novo coronavírus. Ao invés de diversas atividades, entre exposições, feiras e eventos culturais e encontros, que são comuns nessa época, os porto-alegrenses lembraram da data cantando “Parabéns a Você” de suas residências.

A orientação da prefeitura é que as pessoas que permaneçam em casa e fizessem a homenagem às 20 horas desta quinta-feira. No Bom Fim, um dos bairros mais emblemáticos da cidade, na Rua Felipe Camarão, os moradores foram às sacadas e janelas dos edifícios pelo aniversário, como Rosa Ângela Fontes, na companhia do seu cachorro, o Choinho, que participaram do coro. Um movimento que contrasta com uma cidade com ruas mais vazias e bem mais silenciosas. Em alguns pontos, moradores aproveitaram também para criticar a atuação do presidente Jair Bolsonaro fazendo um panelaço, como na Rua Duque de Caxias, no Centro.

Mas a cidade também foi reverenciada nas redes sociais. Com a hashtag #portoalegreedemais, os moradores da capital dos gaúchos fizeram postagens lembrando dos 248 anos. Fotos de vários cenários famosos, como a Orla do Gasômetro, o pôr do sol, monumento ao Laçador e até um letreiro de “I love POA”, em inglês, completaram as mensagens dos internautas. 

Prefeito também participou da homenagem

Da sacada de sua casa, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior também participou da celebração e das homenagens à cidade. Marchezan cantou o parabéns coletivo acompanhado de sua família