Defensores públicos vão acompanhar manifestantes em Porto Alegre

Defensores públicos vão acompanhar manifestantes em Porto Alegre

Público vai se concentrar a partir das 18h em frente à prefeitura

Correio do Povo

publicidade

Diante da grande manifestação popular marcada para esta quinta-feira em Porto Alegre, a Defensoria Pública do Rio Grande Sul informou que vai acompanha de perto os manifestantes nas ruas da Capital. Segundo o órgão, 20 defensores públicos devem percorrer o trajeto do grupo.

A medida ocorre, segundo nota oficial da Defensoria Públoca, para garantir a legalidade e o livre exercício da manifestação de opiniões. “De forma pacífica, coibindo ilegalidades, violências e afrontas aos direitos humanos”, resumiu o Defensor Público-Geral, Nilton Arnecke Maria.

Os defensores públicos que estarão nas ruas serão identificados por coletes pretos. Eles sairão da sede da instituição às 17h. Outros seis profissionais atuarão nos plantões das áreas judiciais e quatro permanecerão no prédio sede, como Núcleo de Apoio.

A nova manifestação em Porto Alegre marcada para esta quinta-feira foi agendada pelo Facebook e já tem mais de 37 mil pessoas confirmadas. O protesto #VempraRua #VempraLuta ocorre a partir das 18h, com concentração em frente à Prefeitura da Capital.

Abaixo, segue nota oficial da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul:

“NOTA OFICIAL

Diante das manifestações populares de caráter nacional, que têm levado milhões de cidadãos às ruas, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul vem manifestar-se publicamente.

A Defensoria Pública, na condição de Instituição de Estado responsável pela transformação social, posicionada legalmente como expressão e instrumento do regime democrático e incumbida da defesa e da promoção dos Direitos Humanos, reconhece as passeatas populares como legítimas manifestações democráticas, lastreadas nos mais elevados princípios republicanos, o que vem reforçado pelo caráter espontâneo dos movimentos.

O Estado Democrático de Direito pressupõe o apoio à livre manifestação e ao exercício da cidadania, o que deve ser reconhecido e amparado por todos os setores.

Neste sentido, a DPE/RS manifesta seu apoio institucional a todo tipo de manifestação pacífica, como modo de afirmação do Estado Democrático de Direito, repudiando, porém, medidas violentas de quaisquer indivíduos, grupos e setores envolvidos nos protestos nacionais.

A DPE/RS é aliada da população que clama por justiça social e que se ergue para a contínua caminhada voltada à afirmação de nossa recente democracia e à construção de uma sociedade mais justa e solidária”.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895