Defesa Civil prepara remoção de 15 famílias em Lajeado

Defesa Civil prepara remoção de 15 famílias em Lajeado

Se o nível do rio chegar a 21 metros, cerca de 70 pessoas terão que sair de casa

Correio do Povo

Se rio Taquari chegar aos 21 metros, 15 famílias precisarão deixar suas casas

publicidade

Desde as 21h de quinta-feira, a Defesa Civil de Lajeado está em estado de alerta. As medições do nível do Rio Taquari estão sendo realizadas de hora em hora. Duas famílias já saíram de casa, e o órgão já prepara remoções de outros moradores.

Às 11h desta sexta, o Taquari estava em 19 metros e subindo 15 centímetros por hora.  "Se o rio chegar a 21 metros, precisaremos remover outras 15 famílias", ressalta o coordenador da Defesa Civil do município Heitor Hoppe. Ainda na noite de ontem, os moradores foram avisados da possibilidade de deixar as casas. São cerca de 70 pessoas que, na enchente de maio, também tiveram que ir para residências de familiares ou abrigos.

• Nível do Caí começa a baixar e situação é considerada estável

A Prefeitura já preparou o Centro Esportivo Municipal, no bairro São Cristóvão, para receber as famílias caso seja necessário. No ginásio, há alimentos e kits de limpeza para os moradores.

A previsão do tempo é de pouca chuva para a região do Vale do Taquari, o que é comemorado pela Defesa Civil local. O problema, de acordo com Hoppe, é que o nível do rio continua subindo em Encantado do Sul. "Quando sobe lá, temos certeza de que o nível subirá aqui também", destaca. Ao meio-dia desta sexta-feira, o rio estava em 18,95 metros em Estrela. Na cidade não há previsão de remoção de famílias.

• Instabilidade diminui, mas Rio Grande do Sul pode ter pancadas de chuva e queda de granizo

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895