Definida empresa que cuidará do transbordo do lixo em Porto Alegre

Definida empresa que cuidará do transbordo do lixo em Porto Alegre

B. A. Meio Ambiente também fará o transporte dos resíduos para o aterro

Jessica Hübler

B. A. Meio Ambiente irá gerenciar o transbordo e o transporte de resíduos sólidos na cidade

publicidade

A empresa B. A. Meio Ambiente LTDA foi a vencedora do pregão para prestação de serviços unificados de gerenciamento do transbordo e transporte de resíduos sólidos urbanos para o aterro, com valor unitário de R$ 38,0955. O valor total é de um pouco mais de R$ 20 milhões, em um contrato cujo prazo inicial é de 12 meses, renováveis por até 60 meses a contar da ordem de início dos serviços. O resultado foi conhecido nesta quarta-feira. A licitação foi lançada no início de dezembro pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Conforme a sessão pública do pregão, a empresa vencedora deverá entregar a documentação habilitatória no prazo máximo de três dias úteis, ou seja, até 26 de dezembro. Os demais participantes da licitação ainda podem recorrer do resultado. Se o processo transcorrer sem judicializações, a previsão é de que os trabalhos possam ser iniciados no primeiro trimestre de 2019.

Atualmente, os serviços de operação do transbordo e de transporte de resíduos são contratações individuais. A quantidade estimada de resíduos transladados na unidade é de 43.94 mil toneladas mensais. Quando a licitação foi lançada, o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, enfatizou que o objetivo da unificação dos procedimentos é possibilitar uma logística mais eficiente, além da redução de custos.

O serviço de transbordo é constituído pelo gerenciamento das descargas (caminhões coletores), pela acumulação/carregamento de resíduos e pela manutenção periódica, a serem executados na Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro. O serviço do transporte contempla o percurso de ida e volta e a descarga dos resíduos no Aterro Sanitário da Central de Resíduos do Recreio no município de Minas do Leão.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895