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Verão

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Demolição da antiga praça de pedágio de Gravataí chega a 50% de conclusão

Concessionária CCR ViaSul estima que retirada da estrutura esteja concluída até 15 de dezembro

Concessionária CCR ViaSul estima que obras estejam concluídas até 15 de dezembro | Foto: Guilherme Almeida

Após 18 dias de obras, o processo de demolição da antiga praça de pedágio de Gravataí, situada no km 77 da Free Way (BR 290) já atinge 50% de conclusão. Praticamente todas as antigas cabines de cobrança já foram removidas e a demolição de outras estruturas também avançam. A meta da CCR ViaSul, concessionária que administra a rodovia, é que tudo esteja pronto até 15 de dezembro.

Desde o dia 5 de novembro, quando começou a remoção da estrutura, foram retirados a cobertura, os pilares e as cabines de cobrança de página. Ainda resta a ser removido apenas uma parte das instalações no sentido Osório-Porto Alegre. Equipes têm trabalhado durante a semana, das 7 horas às 19 horas para poder cumprir o cronograma. Segundo o engenheiro responsável, Eduardo Meirelles, após o desmonte total, serão feitos ainda a readequação do pavimento, construção de barreiras de concreto e posterior estabelecimento de quatro pistas em cada sentido no local.

Mesmo em obras, o tráfego no local flui normalmente, porém, a CCR ViaSul reforça aos usuários que respeitem a sinalização e os limites de velocidade, atentando para a presença de máquinas e operários nas imediações da pista. Durante todo o período de obras, o local permanece com iluminação noturna. “Como é um trecho muito amplo, a gente vai organizando o fluxo e por isso estamos conseguindo trabalhar adequadamente”, avalia.

Desde o dia 15 de agosto as operações de cobrança de pedágio do km 77 passaram a funcionar no km 60, após a construção de uma nova praça de pedágio. Desde então, a praça situada entre Cachoeirinha e Gravataí passou a não fazer mais a cobrança. A medida era uma das obrigações contratuais da nova concessionária. Entretanto, apesar da desativação e remoção da estrutura, no km 77 ainda vai funcionar um ponto de apoio aos motoristas, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com banheiros, fraldários, água, café e informações, além de uma base operacional, com veículos e equipes para serviços de socorro mecânico e resgate médico. 

Gabriel Guedes