DEP faz estudo na rede de drenagem do Túnel da Conceição

DEP faz estudo na rede de drenagem do Túnel da Conceição

Estrutura será mapeada para possíveis desobstruções

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Túnel está com rede de drenagem obstruída, o que causa alagamentos

publicidade

O diretor-presidente do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter, afirmou à Rádio Guaíba nesta segunda-feira que haverá um estudo de sondagem na rede de drenagem do Túnel da Conceição, em Porto Alegre, para saber as características do subsolo e possíveis pontos de interferência que acarretam no acúmulo de água na pista. “Vamos esgotar todas as alternativas para não ter a necessidade de bloquear o túnel. Se houver necessidade, vamos fazer uma obra maior”, informou

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ajuda na operação. A rede interna do túnel será filmada e as imagens analisadas para identificar possíveis áreas de interferência. Segundo Boelter, assim será possível saber quais são os problemas da rede e desobstruir áreas que sofrem com alagamentos sem maiores transtornos ao trânsito.

De acordo com Boelter, caminhões hidrojato a vácuo, que têdm a capacidade de sugar até paralelepípedos, estão sendo usados. Ele afirmou que os trabalhos no local terão a duração de uma semana. “A rede de drenagem do túnel existe há 43 anos e fica a 7 metros de profundidade. Terminada esta primeira fase, acharemos algum conserto pontual a se fazer no túnel”, explicou.

Boelter relatou que desde sexta-feira, quando os trabalhos começaram, já houve a retirada de areia e pedras. “São possivelmente restos de construções”, esclareceu.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895