DEP realizará dragagem no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

DEP realizará dragagem no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Trecho entre a Vila dos Herdeiros e a Ufrgs transbordou e causou alagamentos

Marcos Koboldt / Rádio Guaíba

Algas são arrastadas pela água e impedem vazão do Arroio Dilúvio

publicidade

O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) realizará em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) a dragagem do Arroio Dilúvio, no trecho da Vila dos Herdeiros e próximo ao Campus Agronomia, em Porto Alegre. O trabalho precisa de autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).

Ao menos 40 pessoas que vivem na Vila dos Herdeiros precisaram sair de casa, em razão da cheia do arroio. A situação no local ainda deve levar três dias para se normalizar, mesmo que a chuva pare. As famílias precisam de auxílio.  "Roupas e calçados, toalhas de banho, produtos de higiene, alimentos e cobertores", disse o presidente da Associação dos Moradores, Jorge Leandro da Silva. Ele reclamou que o local não recebe limpezas periódicas desde 2009.

Por meio da sua assessoria de imprensa, o DEP não confirma a denúncia nem que as dragagens são realizadas periodicamente somente conforme a necessidade. Segundo o DEP, o desenvolvimento de algas macrófitas provocou o represamento e a enchente na área.

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) não confirmou a informação de que as algas sejam tóxicas e o seu acúmulo é resultado de um fenômeno natural. Os vegetais represam a vazão do Arroio Dilúvio e provocaram o transbordamento do córrego nesse domingo.

Confira os vídeos feitos pelo fotógrafo do CP Paulo Nunes:











Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895