Depois de decretos de liberação, cai índice de isolamento social em Porto Alegre
capa

Depois de decretos de liberação, cai índice de isolamento social em Porto Alegre

Taxa monitorada pela Inloco mostra média de 41% na última semana

Por
Camila Diesel / Rádio Guaíba

Isolamento social em Porto Alegre vem caindo em Porto Alegre


publicidade

A exemplo do que já vem acontecendo a partir de decretos de liberação do retorno gradual das atividades em Porto Alegre, a movimentação na cidade vem aumentando. O índice de isolamento social monitorado pela Inloco mostra que a média ficou em 41% na última semana. O distanciamento é apontado por autoridades como medida fundamental para coibir a disseminação do novo coronavírus.

Com exceção dos domingos, em que o distanciamento social ultrapassou 50%, a média de 41% passou a ser registrada desde o dia 20 de maio, quando foram liberados para funcionamento os shoppings centers, galerias e centros comerciais, restaurantes, igrejas e templos, equipamentos culturais e empresas do setor do comércio e de serviços.


Nos 15 dias anteriores, entre 5 e 19 de maio, a média de isolamento se manteve em 45%, depois da liberação do retorno às atividades para profissionais autônomos, profissionais liberais, microempreendedores individuais e microempresas. O isolamento social chegou a 56%, no feriado de 1º de maio, e a 61%, no domingo de 26 de abril. O recorde desde o início da pandemia é 71%, em 22 de março.