Depois de liberação, rodovia volta a ser bloqueada no Alto Uruguai

Depois de liberação, rodovia volta a ser bloqueada no Alto Uruguai

Agricultores aguardam confirmação de reunião com governo para decidir próximas ações

Correio do Povo

Trânsito foi prejudicado por bloqueio próximo à entrada de Erebango

publicidade

Os agricultores que bloquearam a ERS 135, entre Getúlio Vargas e Erechim, no Alto Uruguai, na manhã desta terça-feira, liberaram o local para passagem de veículos pouco depois do meio-dia. No entanto, voltaram a trancar a estrada depois das 13h30min e devem manter o protesto até as 17h. Longas filas voltaram a se formar no local, e os motoristas precisam utilizar desvios para ir do Norte do Estado para Santa Catarina. O grupo de cerca de 700 pessoas aguarda a definição sobre uma possível reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann, para definir as próximas ações.

O protesto é contra portaria publicada pelo Ministério da Justiça no Diário Oficial da União no dia 25 de setembro autorizando a Fundação Nacional do Índio (Funai) a demarcar uma área reivindicada por indígenas guaranis. O presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas e membro da comissão, Leandro Granella, disse que os agricultores irão recorrer da decisão na Justiça para tentar suspender os efeitos da portaria.

Se a demarcação das terras se transformar em reserva indígena, cerca de 300 agricultores perderiam 4.230 hectares de terras em Getúlio Vargas, Erechim e Erebango, transferidas para 63 indígenas. Os agricultores asseguram possuir documentos de aquisição de áreas que remontam ao início do século passado.

Com informações do correspondente José Ody

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895