Desafios da inclusão são debatidos em fórum em Porto Alegre

Desafios da inclusão são debatidos em fórum em Porto Alegre

Evento integra a 28ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Felipe Faleiro

publicidade

Um momento para trocar experiências sobre os desafios da inclusão em municípios da região metropolitana de Porto Alegre foi o principal destaque do 181º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, organizado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders), Ministério Público gaúcho (MPRS) e prefeituras municipais.

Realizado nesta quinta-feira na sede do MPRS, na Capital, o evento integra a 28ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que iniciou na última segunda-feira e segue até o final desta semana. Dez cidades integrantes do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Metropolitano Delta do Jacuí apresentaram suas experiências individuais e debateram a importância da acessibilidade para as populações em conjunto. Este é o quarto fórum regional de sete que ocorrem até o final do ano. 

O presidente da Faders, Marquinho Lang, afirmou que o fórum é um espaço para debates e busca de objetivos centrais comuns, também considerando, neste caso, que a área geográfica em questão concentra grande parte da população do Estado. "Temos ainda alguns gargalos na acessibilidade e inclusão, ainda que tenhamos evoluído bastante. Este contato com outros municípios é necessário também para agilizarmos todas as questões onde ainda é preciso uma correção. No caso deste Corede, os centros das cidades são áreas desenvolvidas, mas ainda há dificuldades nos bairros", pontua.

A coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Gravataí, Simone Coelho de Souza, trouxe as experiências de seu município. "Esta troca entre as cidades é importantíssima para todas as gestões, até para podermos aperfeiçoar o que estamos fazendo e buscar novas ideias. Estamos trabalhando há alguns anos na implantação de passeios e na melhoria da acessibilidade de forma geral", diz.

O Corede Metropolitano Delta do Jacuí integra as cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Triunfo e Viamão. Conforme a Faders, após a conclusão de todas as reuniões, será publicado o diagnóstico de todos os projetos realizados no âmbito dos Coredes estaduais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895