Descobertas evidências de um novo planeta no Sistema Solar

Astrônomo que rebaixou Plutão em 2006 é o responsável por estudo que identifica suposto novo astro

Evidências descobertas por dois astrônomos da Califórnia indicam a possível existência de um novo planeta no Sistema Solar, como aponta um artigo publicado nesta quarta-feira no periódico científico “The Astronomical Journal”. De acordo com o estudo, o corpo celeste que foi apelidado de “Planeta Nove” teria massa de cinco a dez vezes maior que a Terra, sendo quase do tamanho de Netuno.

Os cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) responsáveis pela descoberta são Michael Brown e Konstantin Batygin. Brown ficou conhecido pelo rebaixaramento de Plutão, anteriormente conhecido como nono planeta do Sistema, à categoria de planeta anão, em 2006.

No estudo sobre o novo astro, a dupla explica que identificou a existência do potencial novo planeta através da detecção de um conjunto de objetos alinhados no cinturão de Kuiper, a região do Sistema Solar em que está Netuno. Segundo os cientistas, o alinhamento ao acaso dos objetos nesta zona orbital teria uma probabilidade minúscula de acontecer, e estaria sendo provocado pela presença do novo corpo.

Brown explicou que os dados da investigação foram recolhidos por seis telescópios diferentes. Se o novo corpo celeste for confirmado como um planeta, ele passa a ser classificado como o quinto maior descoberto, atrás de Júpiter, Saturno e Netuno.