Descoberto fóssil de animal que viveu há milhões de anos no Estado

Descoberto fóssil de animal que viveu há milhões de anos no Estado

Crânio de ancestral dos mamíferos foi localizado em 2008, em São Gabriel

Rádio Guaíba

publicidade

O crânio de um predador que viveu há mais de 260 milhões de anos no pampa gaúcho, no Período Permiano, o último da Era Paleozoica, será apresentado na manhã desta terça-feira no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre. Uma equipe de paleontólogos do Brasil, da Turquia e da África do Sul participarão da apresentação da descoberta que vai ser publicada na semana que vem na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

O animal é um dinocefálio, um ancestral dos mamíferos. O crânio completo mede 35 cm de comprimento. O fóssil foi encontrado em 2008, em uma fazenda de São Gabriel, na Fronteira Oeste. O trabalho de limpeza e restauração demandou quatro anos.

Quadrúpede e com cerca de três metros de comprimento da face até a cauda, a espécie foi batizada de Pampaphoneus biccai. O nome do gênero significa, em grego, “matador dos pampas”. Já o nome da espécie, biccai, é uma homenagem a José Bicca, proprietário da fazenda onde o fóssil foi descoberto.

É o primeiro achado de um carnívoro terrestre da Era Paleozoica na América do Sul. Os resultados da análise das afinidades da espécie sugerem o parentesco do "matador dos pampas" com dinocefálios carnívoros encontrados na Rússia e na África do Sul.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895