Desfile Farroupilha cativa plateia em Porto Alegre
capa

Desfile Farroupilha cativa plateia em Porto Alegre

Espetáculo contou com cerca de mil pessoas na noite desta quinta-feira

Por
Gisiane Santos / Correio do Povo

Desfile Farroupilha cativa plateia em Porto Alegre

publicidade

O tempo seco e frio não afastou o público que foi conferir o Desfile Temático Farroupilha, realizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira. O espetáculo reuniu cerca de mil participantes e cativou a plateia, tal a beleza e alegorias mostradas nesse evento já considerado como um dos principais momentos da Semana Farroupilha. Destaque também para os carros com efeitos e luzes e para as coreografias dos dançarinos que atraíram muitos olhares, aplausos e sorrisos durante a travessia.

Tradicionalmente, o evento traz à tona um pouco da história, da lenda e das tradições do gaúcho. Nesta edição, o desfile teve como tema “O Rio Grande do Sul no imaginário social”. Com esse mote, nove carros temáticos, construídos no Complexo Cultural do Porto Seco, desfilaram na avenida, animando as arquibancadas especialmente construídas para o evento.

Na abertura, uma homenagem ao escritor João Simões Lopes Neto. O segundo carro contou a Lenda do Boitatá, trazendo uma cobra de fogo gigante. As lendas tradicionalistas do Negrinho do Pastoreio e da Salamanca do Jarau foram lembradas, respectivamente, pelos carros três e quatro. O quinto teve a temática Marte de João Cardoso, abordando contos de Simões Lopes Neto.

O sexto carro alegórico representou as Trezentas Onças, também baseado em conto do escritor. O público conferiu na avenida os carros Lobisomem e a Bruxa e Crendices e Superstições. Para encerrar o desfile, a última alegoria teve como tema O Chasque do Imperador, outro conto de Simões Lopes Neto, pelo qual o ajudante de Dom Pedro II, Blau Nunes, narra fatos vivenciados no Pampa gaúcho.

Bookmark and Share