Desfile Farroupilha reúne público de 6 mil pessoas em Porto Alegre

Desfile Farroupilha reúne público de 6 mil pessoas em Porto Alegre

Mais de 2,5 mil desfilaram no evento, na manhã desta terça-feira

Felipe Faleiro

Desfile do dia 20 de Setembro celebra a Revolução Farroupilha

publicidade

Por volta de 6 mil pessoas assistiram aos desfiles do 20 de Setembro, celebrando a Revolução Farroupilha, na orla da avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. Com o tema "Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras", o evento foi dividido em três segmentos, com as temáticas cívico-militar, etnias em si e as tradições, com CTGs e piquetes, respectivamente.

O público respondeu com aplausos às celebrações, que tiveram a presença dogovernador Ranolfo Vieira Júnior, do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e ainda por volta de 50 autoridades. Depois de dois anos de pandemia, que impediram a cerimônia, a celebração que exalta o Dia do Gaúcho voltou a ser realizada de maneira presencial na Capital.

Forças de segurança militares e civis desfilaram no primeiro segmento, tanto em viaturas, como a pé ou a cavalo, sendo em maior parte saudados pelo público. Houve a participação da Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), e encerrando com o 4º Regimento de Polícia Montada da BM (4º RPMon), presente com a tropa hipomóvel.

Somando todos os efetivos, este segmento teve a participação de cerca de 1,1 mil pessoas, com o maior número representado pela BM, com 830, bem como duas aeronaves e um helicóptero. Entre os equipamentos apresentados pelas corporações, destacaram-se as viaturas antigas que desfilaram junto a outras, mais recentes, e ainda os cães farejadores treinados que realizam serviços à segurança gaúcha.

Entre o público presente, estava o casal formado pelo cozinheiro Gisleomar Soares e a dona de casa Caroline de Amorim, que já haviam assistido o Desfile Farroupilha em outras oportunidades, mais as quatro filhas, que vieram pela primeira vez. Eles são moradores de Viamão. “Gostei bastante do desfile da Brigada”, afirmou Gisleomar, enquanto as pequenas apreciaram mais a passagem das prendas, integrantes dos desfiles das etnias e o tradicional, que ocorreram na sequência.

Desfile das etnias destaca formação do povo gaúcho

O tema das celebrações farroupilhas neste ano foi “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, demonstrando a influência de habitantes de outros povos do mundo, que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e criaram uma mescla de povos, consolidando uma cultura única. O desfile, em seu segundo segmento, trouxe representantes de 12 povos, que, de alguma maneira, contribuíram para a formação do gaúcho ao longo dos séculos.

Esta parte foi organizada pela União das Etnias de Ijuí (Ueti), em conjunto com a 1ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Ao todo, 36 bandeiras de nacionalidades foram apresentadas, e as etnias com representação na cerimônia foram portuguesa, espanhola, afro-brasileira, alemã, italiana, polonesa, holandesa, sueca, austríaca, letã, árabe e japonesa.

Houve ainda a apresentação de danças, vestimentas e costumes destas nações. A bandeira gaúcha, o chimarrão e a dança tradicionalista, símbolos do RS, tiveram destaque ao final, assim como a participação das prendas, peões, patrões e patroas de entidades tradicionalistas. “Este desfile temático é muito importante, porque mostra esta diversidade e a pluralidade, bem como a potência cultural da figura do gaúcho, de maneira que esta formação foi sendo construída ao longo dos anos”, salientou a presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022 e secretária-adjunta Estadual de Cultura, Gabriella Meindrad.

Cavalarianos emocionam público presente na orla

Ao final, o desfile tradicional de cavalarianos foi um dos momentos mais aguardados pelo público. Contou com a presença de 662 cavaleiros e seus cavalos, distribuídos em 25 piquetes e CTGs previamente inscritos. O 35 CTG, pioneiro entre os Centros de Tradições Gaúchas, abriu este segmento. Antes, porém, houve a passagem da Chama Crioula, que havia sido acesa em Canguçu, no sul do Estado, no último dia 13 de agosto. Muitos dos participantes, pilchados a caráter, saudaram o público, e alguns chegaram inclusive distribuir carne assada durante o ato.

A respeito do desfile, o prefeito Sebastião Melo reforçou que o sentimento de retomada por parte da população permite novamente que eventos desta magnitude possam receber um público expressivo na Capital. “Porto Alegre está celebrando 250 anos, e o Acampamento Farroupilha, aqui próximo, 40 anos. Este dia é de reflexão da importância destas tradições”, comentou. 

O casal formado pelo porteiro Alexsandro Mattos e a vendedora Aline Santos, é morador do bairro Passo das Pedras, em Capital, e gostou do que viu. “Já havíamos vindo outras vezes ao desfile aqui na orla. A tradição gaúcha é fenomenal. Depois de dois anos, sem dúvida volta a ser uma atração a mais”, comentou Alexsandro. “Há um tempo, frequentávamos CTGs. Agora, com a pandemia, demos uma parada. Daqui, vamos para o Acampamento, aproveitar mais um pouco deste feriado”, disse Aline.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895