Desfile mostra a cultura gaúcha em Passo Fundo

Desfile mostra a cultura gaúcha em Passo Fundo

Oito entidades participaram do desfile da mostra, na avenida Sete de Setembro

Por
Acácio Silva

Oito entidades participaram do desfile


publicidade

O público que se aglomerou na tarde deste domingo na avenida Sete de Setembro, em Passo Fundo, conheceu um pouco da história do Campeirismo Gaúcho no desfile da 23ª Mostra da Cultura Gaúcha. Oito entidades tradicionalistas participaram da parada.

O tema “A luta entre o homem e o cavalo”, foi abordado pelo Grupo de Tradições Folclóricas Guapos da Agronomia. Já o CTG Dom Luis Felipe de Nadal mostrou “A música campeira”, e “O laço” foi o tema do CTG Fagundes dos Reis. O Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil falou dos “Afazeres doméstico”, e a Associação de Travadores Pedro Ribeiro da Luz contou a história do “Guasqueiro”, artesão que trabalha com couro cru. O CTG Moacir da Motta Fortes teve o tema “No Galpão”, e “O Esquilador e o alambrador” foi o assunto do Grupo Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul. O CTG Estância Nova encerrou o desfile com “A ordenha”.

A entidade vencedora levará o troféu Paixão Cortes. O resultado da comissão será divulgado no próximo dia 20. O Desfile Farroupilha foi suspenso devido à suspeita de doença de mormo em cavalos em alguns pontos do Estado.