Desfile reúne milhares em Porto Alegre para comemorar bicentenário da Independência do Brasil

Desfile reúne milhares em Porto Alegre para comemorar bicentenário da Independência do Brasil

Cerca de 5 mil militares e civis participaram das comemorações de 7 de setembro

Felipe Samuel

O público chegou cedo na avenida Edvaldo Pereira Paiva para acompanhar o desfile

publicidade

O desfile do bicentenário da Independência do Brasil reuniu millhares de pessoas hoje na orla do Guaíba, em Porto Alegre. O público chegou cedo na avenida Edvaldo Pereira Paiva para acompanhar a passagem de cerca de 5 mil militares e civis. Munidos com bandeiras e camisetas do Brasil, os espectadores tomaram conta da orla e observaram de forma pacífica o desfile de 7 de setembro. Apesar do período eleitoral, poucas pessoas carregavam bandeiras de candidatos. 

Desde a madrugada de quarta-feira, a presença de militares e de comboios chamava atenção dos motoristas na avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal. A apresentação - que marcou a retomada dos desfiles após dois anos suspenso por conta da pandemia - começou pontualmente às 10h e contou com a presença de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, veteranos das Forças Armadas e representantes de entidades civis. A novidade ficou por conta da apresentação de paraquedistas do Exército que, pela primeira vez, saltaram de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre o Guaíba e foram resgatados por um barco. 

O comandante Militar do Sul, general de exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, afirmou que o desfile marca a comemoração de 200 anos “da nossa independência desde o dia que a sociedade brasileira tomou as tomou as rédeas da nossa parte”. Ao todo, 180 viaturas - entre blindados do Exército, viaturas e motocicletas leves da FAB, da Marinha do Brasil, da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) e Guarda Municipal - participaram do ato. 

A passagem de representantes da Polícia Federal chamou atenção do público, que aplaudiu o trabalho da corporação. Helicópteros da FAB, da BM e da PRF também participaram do desfile. Três palanques foram montados para autoridades e convidados. Outra estrutura foi montada para a imprensa. “Esse ano tivemos um desfile especial, com tropa inclusive de fora do estado”, completou Silva. O governador Ranolfo Vieira Júnior destacou que o desfile ocorreu sem contratempos. 

“Foi um excelente evento, representando à altura esse momento que nós estamos vivendo no bicentenário da Independência. Quero parabenizar o Comando Militar do Sul pela organização do evento, tudo milimetricamente dentro do horário, tudo certo, sem qualquer incidente e dentro da expectativa que nós tínhamos com relação a esse momento cívico para todos nós brasileiros”. Junto com Ranolfo e Soares, o prefeito Sebastião Melo participou da solenidade de hasteamento das bandeiras de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Brasil. 

A passagem da cavalaria, às 11h40min, marcou o encerramento do desfile. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, recolheu uma centena do Fogo Simbólico da Pátria, que foi transformada em Chama Farroupilha. O governador ressaltou a importância da Semana Farroupilha. “Estamos entrando nesse momento especial, que é o momento de cultuarmos a nossa tradição, a nossa história. O mês de setembro é o mês Farroupilha, por assim dizer. Em mais alguns dias estaremos aqui novamente comemorando nosso 20 de setembro”, ressaltou. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895