Desocupação em Cachoeirinha causa congestionamento na ERS 118

Desocupação em Cachoeirinha causa congestionamento na ERS 118

Cerca de 280 famílias são retiradas do Loteamento Chico Mendes

Wagner Machado / Correio do Povo

A prefeitura prevê para 2013, um novo loteamento para as famílias

publicidade

Cerca de 280 famílias que ocupavam irregularmente o Loteamento Chico Mendes em Cachoeirinha, na região Metropolitana, começaram a ser retiradas na manhã desta terça-feira. Ao contrário do esperado, a desocupação ocorre de forma pacífica. O contratempo foi o congestionamento gerado na ERS 118 em razão do fluxo de veículos para a retirada das mudanças e de viaturas da Brigada Militar (BM).

Dezenas de caminhões carregam apenas os pertences das famílias, que serão levados a abrigos. As pessoas terão que se alojar em casa de parentes ou amigos. Pelo menos 400 policiais militares garantem a segurança da movimentação, além do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o secretário de Habitação de Cachoeirinha, André Lima, será encaminhado à Camara de Vereadores, nesta tarde, um projeto de lei para que 60 famílias, que já moravam no município, recebam um aluguel social de R$ 250. Além disso, a prefeitura pretende criar – em um ano – um novo loteamento para reacomodar essas pessoas. O secretário lembrou, no entanto, que não há como garantir moradia para todos, já que a maioria é originária de outra cidades.

A ocupação da casas – em novembro do ano passado – ocorreu em função do atraso de mais de cinco anos no término das obras do loteamento: ainda sem infraestrutura completa, como rede elétrica e saneamento básico. A área abrange 428 residências, mas só um quinto dos ocupantes é cadastrado para receber uma das casas do Chico Mendes.

Apesar de o secretário da Habitação afirmar que a prefeitura não tem como acomodar as 280 famílias, está sendo feito um cadastramento dos interessados em um espaço no novo loteamento, previsto para estar pronto em 2013.


A desocupação ocorre de forma pacífica no local / Foto : Pedro Revillion

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895