Destruição com incêndio no Taim foi maior que em 2008

Destruição com incêndio no Taim foi maior que em 2008

Relatório final indica que 5,6 mil hectares foram consumidos pelas chamas entre 26 de março e 3 de abril

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Destruição com incêndio no Taim foi maior que em 2008

publicidade

Ao todo, 5,6 mil hectares de vegetação foram consumidos pelo fogo na Estação Ecológica do Taim. O relatório final, desta forma, indica que a destruição foi ainda mais extensa que a do fogo que atingiu a reserva em 2008. O incêndio ocorreu de 26 de março a 3 de abril e a hipótese mais provável é de que um raio tenha dado início ao desastre ambiental. O relatório foi finalizado no início da tarde desta quinta-feira. Em 2008, 4,8 mil hectares foram queimados entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, no Extremo Sul gaúcho.

Do total que pegou fogo agora, 3,1 mil hectares pertenciam a área compreendida pela reserva, como detalhou Henrique Ilha, chefe da estação. “Outros 2,5 mil foram queimados na área externa contígua à da Estação Ecológica e, infelizmente o fogo se iniciou em uma área muito inacessível, bem no centro do banhado”, relatou. Essa área deve ser incorporada à da Estação com a ampliação do parque. Atualmente, o Taim soma 11 mil hectares, mas deve ser ampliado para 33 mil até o fim do ano.

O relatório vai, agora, ser enviado ao Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília. A estimativa é de que, em quatro meses, a vegetação de banhado atinja a altura de 1,5 metro. Porém, somente em um ano a fauna e flora da região deve estar recuperada.



Bookmark and Share



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895