Dez novos casos de HIV são detectados durante campanha em Porto Alegre

Dez novos casos de HIV são detectados durante campanha em Porto Alegre

Testes rápidos seguem oferecidos na Praça da Alfândega

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

Testes rápidos seguem oferecidos na Praça da Alfândega

publicidade

O mutirão de testes rápidos para o vírus HIV realizado nessa terça-feira em Porto Alegre, Dia Mundial de Luta contra a Aids, detectou dez novos casos de contaminação entre as 683 pessoas atendidas na Praça da Alfândega. O exame tem 99% de chance de acerto, mas os casos positivos também são encaminhados para segunda confirmação em centros especializados de saúde. Durante a ação da Prefeitura também foram registrados 70 novos casos de sífilis e 13 de hepatite C.

Os consultórios serão mantidos para realização de mais testes nesta quarta-feira, na Praça da Alfândega. Preservativos também são distribuídos em frente à Prefeitura e na Esquina Democrática. Na zona Norte, o Hospital Conceição segue com três unidades de testagem rápida de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

O primeiro dia da campanha "Uma luta de todos" ainda lançou vídeos e cartazes com depoimentos de pacientes em tratamento de Aids. Porto Alegre é a cidade brasileira com maior número de casos detectados a cada ano, desde 2009. A média é de 1.250 pacientes diagnosticados a cada ano. No ano passado, foram registrados 90,3 casos a cada 100 mil habitantes da Capital — o que corresponde a 0,09% da população.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895