Dia D: Porto Alegre disponibiliza mais de 100 locais para vacinação contra sarampo e gripe

Dia D: Porto Alegre disponibiliza mais de 100 locais para vacinação contra sarampo e gripe

Para facilitar o acesso das famílias às unidades de saúde, os ônibus vão operar em passe livre

Correio do Povo

Contra o sarampo, o público da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos e profissionais de saúde

publicidade

A campanha nacional do dia D de vacinação contra gripe (Influenza) e sarampo acontece neste sábado. Em Porto Alegre, 105 unidades de saúde estarão à disposição da população, das 8h às 17h. Durante a ação, também serão oferecidas primeira e segunda doses de vacinas contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos de idade, em 35 unidades de saúde. Confira os locais aqui. Para facilitar o acesso das famílias às unidades de saúde, os ônibus vão operar em passe livre.

A campanha contra influenza começou em 4 de abril e tem término previsto para 3 de junho. Até a última sexta-feira, 29, de acordo com dados do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, foram aplicadas na cidade 94.996 doses em idosos, 26.216 em profissionais de saúde e 2.071 em crianças de seis meses a cinco anos incompletos. O público estimado para receber a imunização é de 711.533. A meta é vacinar pelo menos 90% do total de cada grupo prioritário.

Contra o sarampo, o público da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos e profissionais de saúde. De acordo com o LocalizaSUS, 1.473 crianças receberam a dose e 2.699 vacinas tríplice viral foram administradas em trabalhadores da saúde.

Já para a gripe, o público-alvo é formado por idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde e crianças da mesma faixa etária do sarampo. Segundo informe do Ministério da Saúde, tanto a vacina da gripe quanto a do sarampo podem ser administradas no mesmo dia. A única exceção para a regra é a vacina contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos de idade, que devem aguardar 15 dias para receber qualquer vacina.

Documentação

Para receber a imunização contra a gripe ou sarampo, trabalhadores da saúde devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Para as crianças, é solicitada a apresentação da caderneta de vacinação. Idosos devem apresentar documento oficial com foto, que comprove a idade.

Já para imunização contra a Covid-19 é preciso levar documento de identidade do acompanhante e da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação, ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização por escrito. 

Na segunda-feira, 2, a vacinação contra influenza será aberta para todos os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. 

Dia D de vacinação contra o sarampo e gripe (influenza):

Sábado, 30, das 8h às 17h

- Sarampo (tríplice viral): crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores de saúde. 

- Gripe (influenza): crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde e idosos acima de 60 anos. 

- Covid-19: crianças de cinco a 11 anos de idade. A primeira dose de Coronavac é oferecida a todas as crianças de 6 a 11 anos, exceto as imunocomprometidas, e a segunda dose, para crianças vacinadas há 28 dias. Já a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer é oferecida para todas as crianças de 5 a 11 anos, e a segunda dose, 8 semanas após a primeira dose.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895