Dia do "Lixo Zero" incentiva a prática de ações sustentáveis em Porto Alegre

Dia do "Lixo Zero" incentiva a prática de ações sustentáveis em Porto Alegre

Primeira edição está sendo realizada em mais de 100 cidades do Brasil

Cláudio Isaías

Dia do Lixo acontece no Parque da Redenção

publicidade

O Dia do "Lixo Zero" realizado neste sábado incentivou a prática de ações sustentáveis. A primeira edição está sendo realizada em mais de 100 cidades do Brasil. Em Porto Alegre, acontece no Parque da Redenção, entre o auditório Araújo Viana e o Parquinho. A iniciativa foi idealizado pelo Instituto Lixo Zero com objetivo de promover ações de orientação e mobilização, esclarecendo dúvidas sobre os resíduos gerados na cidade, além de promover uma feira de coleta de resíduos.

A embaixadora Paula Moletti, do Instiuto Lixo Zero Porto Alegre, destacou que a ação foi dirigida a toda a sociedade e buscou o engajamento de escolas, universidades, empresas, gestores públicos e população em geral. Nos estandes montados no Parque Farroupilha, o público pode conferir a primeira ECOfeira Lixo Zero, que reunirá expositores ecológicos e pontos de entrega de resíduos recicláveis, eletrônicos e óleo usado. No local, também foi realizado a arrecadação de roupas e alimentos que serão doados aos trabalhadores que atuam na unidades de triagem de lixo da Capital. Eduarda da Silva, que estava com a sua mãe Patrícia, realizou a entrega de tampinhas de garrafa PET, roupas, cartelas de remédio e torradeira. A jovem recebeu uma planta em troca da doação. 

“A cidade precisa entender que os resíduos descartados de forma incorreta prejudicam as áreas verdes, que são justamente as áreas de lazer. Motivar a população a fazer o descarte correto na ECOfeira contribuirá para esse senso de coletividade", destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm. A iniciativa contou com o  apoio da Smamus, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Secretaria Municipal de Educação (Smed). A programação incluiu ainda o lançamento da Semana Lixo Zero, que será em outubro, recentemente incluída no calendário oficial de eventos de Porto Alegre.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RS), por meio do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (Gisa), apoia a realização do Dia Lixo Zero. A Justiça do Trabalho gaúcha incentivou todos a usarem a criatividade para realizar e divulgar ações sustentáveis, em suas casas ou na comunidade onde vivem. Entre as sugestões, estão iniciativas como a separação de resíduos domésticos para uma destinação correta do lixo, a prática da compostagem para diminuir o envio de materiais ao aterro sanitário, e o reaproveitamento de embalagens como, por exemplo, as sacolas de compras.

No final da tarde, será feito um happy hour para o lançamento do site Lixo Zero Poa, que acontecerá no Bar Céu, que se tornou o primeiro bar da cidade a ter um coletor para bitucas de cigarro. 

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, a entidade tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos. O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 1970. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo de consumo de um produto é o descarte. 
 


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895