Disque-pichação recebe mais de mil denúncias em três anos

Disque-pichação recebe mais de mil denúncias em três anos

Pelo menos 235 pessoas foram detidas, a maioria deles são adolescentes

Disque-pichação recebe mais de mil denúncias em três anos

publicidade

Desde que entrou em funcionamento, em maio de 2006, o Disque-pichação (telefone 153), implantado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), por meio da Guarda Municipal, recebeu mais de um mil denúncias. Também foram registradas 235 detenções. As estatísticas mostram que as denúncias se referem a pichações em prédios públicos (329) e particulares (756). Entre os infratores detidos, 149 são adolescentes e 86 adultos.

No primeiro caso, o encaminhamento é para o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) e, quando a ocorrência envolve adultos, eles são levados para a Área Judiciária da Polícia Civil. Após o registro do fato, cabe ao Judiciário estipular as medidas punitivas para reparar o prejuízo causado. Uma das mais recentes ações ocorreu no dia 21, quando três adolescentes pichadores foram detidos pela Guarda Municipal após denúncia feita ao 153. Eles foram flagrados na tentativa de pichar o viaduto localizado em frente ao presídio Madre Pelletier, na avenida Teresópolis, s/nº.

A Guarda Municipal perseguiu os adolescentes, que fugiram ao avistar a viatura, jogando fora o material de pichação. Um dos adolescentes foi logo detido, o outro se escondeu no pátio de uma casa, na rua Sergipe, e o terceiro foi avistado pelos moradores em outro pátio. Os três foram detidos e conduzidos ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca). Um deles responderá por danos ao patrimônio por ter quebrado várias telhas de uma das casas. A detenção contou com a colaboração dos moradores do local.

O Disque-pichação é uma ação do programa Vizinhança Segura e mobiliza 30 viaturas, 13 motos e 60 guardas municipais no combate a delitos contra o patrimônio, atingindo 56 bairros. A central de recebimento das ocorrências funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895