Diversas atividades marcam Dia do Índio em São Leopoldo

Diversas atividades marcam Dia do Índio em São Leopoldo

Aldeia caingangue receberá comunidade em geral para mostrar cotidiano de vinte famílias

Stephany Sander

Aldeia caingangue Por Fi abriga cerca de vinte famílias, na Estrada do Quilombo, em São Leopoldo

publicidade

A quarta-feira será especial na aldeia caingangue Por Fi, que abriga cerca de vinte famílias, na Estrada do Quilombo, em São Leopoldo. Diversas atividades ocorrerão ao longo do dia, voltadas para a comunidade em geral e alunos das redes de ensino da cidade, com o objetivo de mostrar a realidade indígena.

Segundo o cacique, José Vergueiro, o objetivo da ação é mostrar o cotidiano das famílias. “Para nós, todo o dia é Dia do Índio mas é só nessa data que as pessoas conhecem nossa cultura, então, é importante passarmos ela adiante”, explicou, afirmando que, quem visitar a ladeia poderá observar a confecção de artesanato, apresentações de dança e música. “Preservamos nossas raízes sem deixar de estudar, trabalhar, e acompanhar o desenvolvimento do lado de fora da tribo. Queremos ser vistos como parte da sociedade, não ficar a margem dela", salientou Vergueiro.

Quem visita a aldeia pela primeira vez é recepcionado pelas crianças indígenas, que adoram conversar e fazer novos amigos. “Gosto de conhecer novas brincadeiras e conversar com as crianças que não sabem como viver aqui na aldeia”, disse a pequena Emily Souza de 9 anos, com o rosto pintado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895