Divina Providência deve assumir Hospital Independência, da Ulbra

Divina Providência deve assumir Hospital Independência, da Ulbra

Fortunati anunciará vencedor da licitação para reabrir instituição, fechada desde 2009

Jerônimo Pires / Rádio Guaíba

publicidade

O Hospital Divina Providência deve ser o parceiro da prefeitura de Porto Alegre para reabrir o Hospital Independência, que era da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde, a proposta do Divina concorria com a de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) do Vale do Sinos, que foi desclassificada.

O Independência atenderá 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), especializado em ortopedia e traumatologia, e contaria com 90 leitos de internação e mais 10 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O investimento previsto é de pelo menos R$ 5 milhões.

A expectativa é de que o  processo inicial de reabertura, com a divulgação do calendário de obras e de quando, de fato, os pacientes poderão ocupar os leitos, seja detalhado em uma entrevista coletiva, nesta terça-feira. O prefeito José Fortunati e o secretário da Saúde, Carlos Casartelli, anunciarão, à tarde, o vencedor oficial da licitação.

O Independência está fechado desde abril de 2009. O Luterano, que também pertencia à Ulbra, teve o comando repassado para o Hospital de Clínicas, que deve reabrir os primeiros 40 leitos no início do segundo semestre, com um investimento total de quase R$ 10 milhões. As vagas serão destinadas, especialmente, para traumatologia. Nenhum dos hospitais deve contar com leitos de atendimento emergencial.

Em Canoas, o Hospital Universitário, que também era da Ulbra, foi assumido pelo Grupo Hospitalar Mãe de Deus em janeiro. Até o fim do ano, ele deve dobrar o número de leitos, passando de 250 para 500. No início do ano, eram só 120.

Leia mais:

• Hospitais da Ulbra transferidos para a União abrigam sucatas, mofo e baratas

• Secretário da Saúde garante reabertura do Hospital Independência no primeiro semestre


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895