Divina Providência realiza mutirão de saúde no Marinha

Divina Providência realiza mutirão de saúde no Marinha

Atividade foi promovida em referência ao Dia Mundial do Coração

Jessica Hübler

Serviços foram ofertados gratuitamente

publicidade

O Hospital Divina Providência (HDP) realizou, sábado, um mutirão de saúde no Parque Marinha do Brasil. No local foram oferecidos serviços como aferição da pressão e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), além de orientações voltadas à conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares. A atividade foi promovida em referência ao Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. No espaço o público também recebeu indicações de alimentos "amigos do coração" e informações sobre atividades físicas. Todos os serviços foram ofertados gratuitamente por profissionais do HDP.

A comerciante Vera Lúcia de Oliveira Nunes, 48 anos, constatou alterações na pressão quando realizou a aferição: estava 15 por 10. "Nem imaginei que estaria alta, não estou sentindo nada", disse. Segundo ela, serviços deste tipo são importantes e deveriam ser realizados com maior frequência. "Na correria da nossa rotina nem sempre dá tempo de ir ao médico, agora que descobri a pressão alta vou buscar tratamento", afirmou.

De acordo com a cardiologista do HDP e coordenadora da ação, Diane Roso, quando é constatada alguma alteração na pressão, a pessoa é orientada a procurar atendimento médico. "Precisamos que o paciente busque o diagnóstico correto, se for hipertensão, por exemplo, é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares", enfatizou. Segundo Diane, é preciso chamar atenção para os fatores de risco. "As doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil, antes do câncer e dos acidentes. Com medidas simples de mudanças de hábitos de vida, conseguimos evitar as doenças do coração", ressaltou.

Cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem infartos no Brasil (30% dos casos o ataque cardíaco é fatal). Aproximadamente de 80% das ocorrências, entretanto, poderiam ser evitadas com medidas simples de hábitos saudáveis. Conforme Diane, exercícios físicos regulares, abandono ao tabagismo, alimentação saudável com diminuição do sal e do açúcar, controle da pressão alta, controle do diabetes e redução da bebida alcoólica são medidas que podem ser tomadas neste sentido. "Precisamos alertar a população para mudar o estilo de vida", declarou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895