DMLU começa instalação de 500 lixeiras

DMLU começa instalação de 500 lixeiras

Novas lixeiras foram adquiridas via pregão eletrônico

Taís teixeira

publicidade

Para manter a limpeza na cidade, as ruas de Porto Alegre devem receber 500 lixeiras laranjas, do modelo bolinha. A primeira foi instalada ontem na avenida Princesa Isabel, 1.181, bairro Santana. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o objetivo é trocar unidades danificadas e acrescentar em novos locais. As novas lixeiras foram adquiridas via pregão eletrônico. A vencedora da licitação foi a empresa Metalúrgica Industrial Japejú Ltda, ao custo de R$ 239 mil.

Segundo o secretário adjunto da SMSUrb, Vitorino Baseggio, as 500 lixeiras foram adquiridas, conforme disponibilidade orçamentária do ano de 2021. O critério para aquisição destes materiais se deve pela necessidade constatada pelo número de solicitações via 156. “Após atendermos as demandas, faremos uma busca ativa para substituição de lixeiras defeituosas pela cidade e, as que forem removidas, passarão por um processo de recuperação para que sejam reaproveitadas", salientou.

Os novos equipamentos serão direcionados ao atendimento de 198 protocolos do sistema de atendimento da prefeitura, por meio do aplicativo 156+POA ou do telefone 156. Esses protocolos serão analisados. Parte expressiva dos pedidos de instalação dos equipamentos está concentrada nas regiões Centro, Extremo-Sul, Leste, Norte e Sul da Capital. Posteriormente, as outras novas lixeiras serão para trocas e as usadas, que forem retiradas dos locais, serão reformadas e instaladas em outros pontos quando possível.

Os recipientes são feitos em aço galvanizado, anticorrosivo e resistente ao fogo, com pintura poliéster, bocal maior que as atuais e com acabamento em chapa dobrada, buchas de vinil nos encaixes com pedestal e cinco furos no fundo para drenagem (aumentando a durabilidade pois evita o acúmulo de água no seu interior).

A Divisão de Apoio Operacional do DMLU segue um cronograma de manutenção, substituição e instalação de novas lixeiras. A instalação seguirá ocorrendo e não tem um prazo determinado de finalização.

O DMLU reforça a necessidade de cadastrar as demandas pelo sistema de atendimento da prefeitura, o 156, para que as equipes possam planejar as vistorias e os atendimentos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895