DMLU recolhe mais de 9 toneladas de material de campanha eleitoral nas ruas de Porto Alegre

DMLU recolhe mais de 9 toneladas de material de campanha eleitoral nas ruas de Porto Alegre

Foram emitidos 200 autos de infração em razão de descartes irregulares de resíduos em via pública

Felipe Samuel

DMLU iniciou, nesta segunda-feira, a coleta das bases de concreto das bandeirolas

publicidade

A ação especial de limpeza realizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) nas seções eleitorais resultou na coleta de 9,5 toneladas de material de campanha em Porto Alegre. Os principais itens recolhidos pelos garis foram os chamados “santinhos”, além de materiais diversos. De acordo com o DMLU foram emitidos 200 autos de infração em razão de descartes irregulares de resíduos (propagandas eleitorais) em via pública, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. A multa para esse tipo de descarte está em 90 UFM’s, equivalente a R$ 444,25.

A força-tarefa montada pela prefeitura para garantir a limpeza da cidade após a votação do primeiro turno da eleição mobilizou 361 trabalhadores entre garis, motoristas e fiscais, transportados por 11 ônibus, que tiveram o auxílio de 27 caminhões para fazer a limpeza e varrição da cidade. De acordo com diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, nesta segunda-feira o DMLU iniciou a coleta das bases de concreto das bandeirolas. “Os resíduos serão enviados para o transbordo do DMLU, na Lomba do Pinheiro”, explica. Em relação à eleição de 2018, houve menor incidência de descarte de resíduos nas ruas.

“Na área Central notamos menos 'santinhos' na rua, menos material de campanha, mas na periferia houve ainda muito descarte irregular, com muita coisa jogada no chão. Na Cruzeiro, várias ruas tinham material jogado no chão”, salienta. Naquele ano, Marques afirma que 98 garis participaram da limpeza no domingo de eleição. “O lixo não foi recolhido no primeiro dia, os garis trabalharam durante os dias seguintes. Este ano decidimos realizar uma força-tarefa maior para deixar limpo, já no primeiro dia, pelo menos nos locais de votação”, ressalta.

Conforme Marques, todo material reciclável foi separado e levado em caixas separadas para as unidades de triagem. “As pessoas precisam entender que precisam contribuir para manter a cidade limpa. Se gasta uma fortuna para manter a cidade limpa”, reforça, destacando que a força-tarefa também fiscalizou os descartes irregulares de resíduos. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895