Dnit abre licitações para retomar pesagem de veículos nas BRs gaúchas

Dnit abre licitações para retomar pesagem de veículos nas BRs gaúchas

Sistema automatizado, que será implementado em mais 13 estados, permite que dados cheguem às centrais com o caminhão em movimento

Rádio Guaíba

Sistema automatizado permite que dados cheguem às centrais com o caminhão em movimento

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) começou a licitar o Plano Nacional de Pesagem, que prevê 35 Postos Integrados Automatizados de Fiscalização (PIAF) nas cinco regiões do País, a partir de 2015. Dois devem funcionar em território gaúcho, nas BRs 158 e 472.

Os contratos para controle de peso de veículos serão de cinco anos em rodovias administradas pela União no Rio Grande do Sul e em mais 13 estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. São quatro editais de licitação pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC). As aberturas de propostas ocorrem nos dias 4 e 5 de dezembro.

O novo modelo de fiscalização, automatizado, permite reduzir o tempo de parada dos veículos no processo de coleta de dados para fiscalização. Uma das principais mudanças no novo modelo é a possibilidade de o posto operar sem a presença física do agente de trânsito, que passa a exercer essas atividades em Centros de Controle Operacional. Desde julho, os postos de pesagem pararam de funcionar após decisão judicial da 1ª Vara do Trabalho de Brasília que considerou irregular a contratação de funcionários terceirizados para trabalharem como agentes de fiscalização. A decisão estabeleceu multa de R$ 1 milhão em caso de descumprimento.

No modelo automatizado, cada PIAF é formado de três unidades: a Estação de Controle em Pista, o Posto de Fiscalização e o Controle de Fuga em Pista. Por meio de um sistema de pesagem em movimento, a Estação de Controle seleciona previamente os veículos com indicativo de excesso de peso, de dimensões ou outra irregularidade. Somente nesses casos, o motorista é orientado a entrar no Posto de Fiscalização.

Para definir a localização dos postos de fiscalização, foi necessário mapear as rotas de transporte da produção. Os PIAFs devem ser instalados o mais próximo possível da região geradora de carga para impedir que veículos trafeguem com excesso de peso e danifiquem o pavimento. Assim, é possível manter as condições de conforto, segurança e economia para quem usa a rodovia.

O desenvolvimento da tecnologia dos PIAFs é uma parceria entre o DNIT e o Laboratório de Transportes e Logística – Labtrans – da Universidade Federal de Santa Catarina.


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