Domingo no Parque Harmonia bem do jeito que a canção diz

Domingo no Parque Harmonia bem do jeito que a canção diz

Acampamento Farroupilha recebeu visitantes ao estilo “Céu, sol, sul, terra e cor”, do cantor nativista Leonardo

Christian Bueller

Pequeno Breno, de mãos dadas aos pais, em seu primeiro acampamento

publicidade

O título da canção “Céu, sol, sul, terra e cor”, do saudoso cantor nativista Leonardo, ilustra bem o primeiro domingo de setembro no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. A manhã ensolarada e sem nuvens atraiu visitantes como o pequeno Breno, de 2 anos e dez meses, que levou um colorido ao Parque Harmonia. De poucas palavras e sorriso discreto, ganhou olhares pela pilcha que devidamente trajava, de mãos dadas aos pais Rodrigo Soares e Luciana Carvalho. “É a primeira vez que ele vem, já que foram dois anos sem o acampamento presencial. Ele gosta de chula, pega a vassoura e dança”, lembra Soares.

O patrão do piquete Família Santo Forte, Paulo Landgraf, não esconde a ansiedade pelos reencontros com os amigos em volta do fogo de chão. “Rir, conversar, matar a saudade, comer um churrasco e tomar uma cerveja gelada. Agora podemos”, conta. Responsável pelo almoço campeiro no galpão, Elton Menchick virava a carne no espeto e preparava o arroz de carreteiro Cabo-de-relho (“com aquilo tudo que sobra do dia anterior” e um feijão “gordo”.

Vindos de Viamão, os integrantes do piquete Mandruva Verde também já aguardavam a costela de gado e a ovelha ficarem prontas. O patrão, Paulo Figini, lamentou os amigos que perdeu durante a pandemia e que não puderam estar lá com ele. “Mas a expectativa é boa, vamos fazer uma grande festa”, projeta.

No ano em que comemora 40 anos de história, o Acampamento Farroupilha retorna ao Parque Harmonia em Porto Alegre após dois anos de pandemia. Nesta edição, em especial, contará com mais de 70 atrações culturais gratuitas entre os dias 7 e 20 de setembro. A cerimônia de abertura oficial será no dia 7, a partir das 18h, com a chegada da Chama Crioula.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895