Dos 122 mortos em função da gripe A no RS, só um havia se vacinado

Dos 122 mortos em função da gripe A no RS, só um havia se vacinado

Boletim semanal foi divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde

Rádio Guaíba

Dos 122 mortos em função da gripe A no RS, só um havia se vacinado

publicidade

Das 122 vítimas que morreram pelas complicações atribuídas à gripe A, desde janeiro, no Rio Grande do Sul, só uma havia se vacinado. É o que revela o boletim semanal atualizado nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. O levantamento mostra, ainda, que 96 tinham fatores de risco. Desses, 39 tinham idade superior a 60 anos e dez eram crianças menores de cinco. Ainda que 93 pessoas tenham tomado o antiviral Tamiflu, só 27 fizeram a administração correta do medicamento, até 48 horas após o surgimento dos sintomas de gripe.

O número de mortes em função do vírus Influenza já é o maior desde 2009, quando um surto tirou a vida de 298 pessoas no Rio Grande do Sul, em um ano ainda sem vacina disponível. Até agora, foram registrados óbitos em 62 cidades. Desde a semana passada, mais 22 mortes foram confirmadas, mas isso não significa que o quadro tenha piorado. Isso porque parte das confirmações decorre da demora em resultados de exames. A expectativa é de que os registros diminuam, nas próximas semanas, já que 94,4% da população de risco da doença foi imunizada no Rio Grande do Sul. A maioria dos municípios gaúchos esgotou os estoques da vacina, nos últimos dias, após abrir a campanha a toda a comunidade.

O número de casos também já é o maior em sete anos: 740 pessoas, até o momento, precisaram de internação em função da gripe A. Eram 648, na semana passada.

Veja abaixo os dados de Influenza registrados nos últimos oito anos no RS:




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895