Edital de transporte público é o mais complexo do País, diz Fortunati

Edital de transporte público é o mais complexo do País, diz Fortunati

Prefeito de Porto Alegre assinou contrato de concessão

Correio do Povo

Ônibus que ficará em testes nas linhas circulares da Carris

publicidade

* Com informações da repórter Jéssica Mello

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assinou na manhã desta sexta-feira, em cerimônia no Paço Municipal, o contrato de concessão de prestação do serviço de transporte coletivo com os consórcios vencedores da primeira licitação da Capital. Na ocasião, Fortunati destacou que o momento é histórico, por ser a primeira concessão do transporte público, e destacou que o edital é o mais complexo já feito no País. “Temos a garantia que a continuidade das mesmas empresas é também uma ruptura rumo a qualificação dos serviços”, declarou Fortunati.

No ato, o prefeito assinou um decreto de lei para garantir que ocorra apenas um reajuste de tarifa por ano. Além disso, apresentou dois projetos que serão encaminhados para a Câmara de Vereadores. O primeiro aumenta o tempo de vida útil dos veículos articulados e o outro incentiva o uso de tecnologias sustentáveis na frota de ônibus de Porto Alegre para veículos elétricos, híbridos ou a gás. O objetivo é reduzir a emissão de gases poluentes e melhorar a qualidade do ar da cidade.

Para a cerimônia, a Carris expôs no Largo Glênio Peres dois ônibus que ficarão em testes durante 60 dias. Os coletivos operam com motores movido exclusivamente a energia elétrica, o que garante zero emissão de poluentes na atmosfera. Eles têm autonomia para rodar cerca de 250 quilômetros com uma carga completa.

Após o ato, um dos veículos passou a circular na linha 353 – Ipiranga/PUC. O segundo chegou a Porto Alegre na quinta-feira e passará por uma avaliação de 30 dias. Como ele é menor, será utilizado em uma das linhas circulares da Carris. Um ônibus híbrido também está sendo testado na linha T5.

A licitação

Os consórcios vencedores poderão explorar a concessão durante 20 anos, desde cumpram todas as exigências contidas no edital, como ampliação da frota, qualificação dos veículos, novos itinerários, entre outros requisitos, para o início do novo sistema. O início da operação deverá ocorrem em até seis meses. O total de ônibus do sistema será de 1.781 ônibus, com um aumento de 72 ônibus na frota, sendo 241 veículos novos, que já terão nova identidade visual. O edital prevê a ampliação gradual de ar-condicionado na frota, para não pesar no preço da tarifa. No prazo máximo de 10 anos, 100% da frota terá ar-condicionado, sendo 25% já no primeiro ano, em todos os lotes das bacias.

Consórcios vencedores da licitação

Bacia Norte – Lotes 1 e 2
Consórcio Mob Mobilidade em Transportes (Empresas: Sopal / Nortran / Navegantes)

Bacia Sul – Lotes 3 e 4
Consórcio Sul (Empresas: Trevo / Viação Teresópolis Cavalhada / Viação Belém Novo / Restinga)

Bacia Leste – Lote 5
Consórcio ViaLeste (Empresas: Viação Alto Petrópolis / Auto Viação Presidente Vargas / Viação Estoril)

Bacia Leste – Lote 6
Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste Mais (Empresas: Sudeste / Gasômetro)

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895