Eldorado do Sul prepara decreto de emergência para atender desabrigados

Eldorado do Sul prepara decreto de emergência para atender desabrigados

Prefeitura pede doações para ajudar as 18 famílias que estão em ginásio da cidade

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Defesa Civil está ajudando na remoção de moradores das regiões alagadas

publicidade

* Com informações do repórter da Rádio Guaíba Guilherme Kepler

A prefeitura de Eldorado do Sul prepara decreto de emergência nesta sexta-feira para ajudar os atingidos pela cheia do rio Jacuí, que já deixou 18 famílias, aproximadamente 72 pessoas, desabrigadas. Todos foram encaminhados pela Defesa Civil para o ginásio municipal enquanto as águas não voltam ao volume normal.

Leia mais sobre as chuvas no Rio Grande do Sul

“O decreto de emergência está sendo assinado para que a gente possa captar alguns recursos junto a Defesa Civil do Estado, como alimentos, colchões e material de limpeza. Com isso, poderemos auxiliar melhor as pessoas que foram afetadas pela cheia”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Eldorado do Sul, José Alberto Saraiva. “A água segue subindo, infelizmente. O vento está Sudoeste e estamos torcendo que ele não vire para Sul, senão, vai ser mais um fator negativo. Enquanto a água do Jacuí estiver subindo na medição feita em Triunfo, não temos perspectiva que ela volte a recuar”, completou.

Às 9h desta sexta-feira, a medição do Jacuí, com o Guaíba, na região da Ilha da Pintada, apontava 1,85m, cujo nível normal é de 0,80m. A elevação do nível deixou várias ruas dos bairros atingidos Vila da Paz, Cidade Verde, Chacará e Picada Norte alagados e obrigou a Defesa Civil retirar as pessoas. A avenida Lucas Espínola é que tem a situação mais crítica e muitos moradores foram removidos e levados para o ginásio ou para casa de familiares.

“A Defesa Civil faz a remoção da família, recebemos eles no ginásio e efetuamos o cadastro. Além do abrigo, damos alimentos para as pessoas que estão aqui. (…) Por enquanto, não chegou nada da Defesa Civil, mas a prefeitura está recebendo doações de colchões e alimentos. É o que mais necessitamos no momento” afirmou a secretária em Assistência Social de Eldorado do Sul, Tais Quintana.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895