Em 17 anos, só 6,5% aplicadas a estrangeiros foram pagas no RS

Em 17 anos, só 6,5% aplicadas a estrangeiros foram pagas no RS

Copa deve fazer com que registros aumentem, prevê diretor do Detran gaúcho

Samantha Klein/Rádio Guaíba

publicidade

Um levantamento do Detran mostra que ao longo de 17 anos quase 400 mil multas foram aplicadas a estrangeiros no Rio Grande do Sul. Apesar dos esforços anunciados para que os valores pendentes sejam quitados, pouco mais de 5% foi pago.

O balanço leva em conta os dados cadastrados entre 1998 e maio deste ano, sem incluir as autuações registradas durante o período de Copa do Mundo, que atraiu principalmente argentinos. Nas quase duas décadas, foram aplicadas 397.106 multas, sendo que 25.861 foram recebidas (6,5%).

O diretor institucional do Detran/RS prevê elevação no total de infrações aplicadas quando forem contabilizadas as irregularidades constatadas durante a Copa do Mundo. Segundo Adelto Rohr, o mundial atraiu estrangeiros não acostumados com as leis de trânsito do país, o que deve fazer com que os registros aumentem. Para ele, os condutores que escolhem o Brasil para veranear já estão mais habituados com, por exemplo, o limite de velocidade.

Nos últimos três anos, os agentes de trânsito estão barrando os veículos com multas pendentes, só deixando cruzar a fronteira e retornar após a quitação dos débitos. Rohr reconhece que parte do que os estrangeiros devem não vai ser recebida.

O ano com maior quantidade de multas aplicadas foi o de 2009, quando 63,5 mil infrações foram registradas. O segundo lugar fica com 2005, quando quase 40 mil carros foram autuados.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895