Em menos de 48 horas, duas áreas são invadidas no bairro Guajuviras, em Canoas

Em menos de 48 horas, duas áreas são invadidas no bairro Guajuviras, em Canoas

Prefeitura vai ingressar com pedido de reintegração de posse

Fernanda Bassôa

Em menos de 48 horas, duas áreas são invadidas no bairro Guajuviras, em Canoas

publicidade

Centenas de pessoas invadiram moradias das unidades habitacionais (ainda em construção), do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Guajuviras, em Canoas, na Região Metropolitna. As ocupações, que iniciaram na noite de segunda-feira, se estenderam durante manhã e tarde desta terça, justificado pela movimentação intensa de caminhões com mudanças e materiais de construção, especialmente entre a Estrada do Nazário e Rua Barbosa Lima Sobrinho, onde fica o condomínio. As invasões, segundo os próprios ocupantes, aconteceram de forma organizada e tranquila. De acordo com a prefeitura, em menos de 48 horas de posse da nova administração já ocorreram as duas invasões na cidade. A primeira foi no domingo, no mesmo bairro.

O trabalhador da construção civil, Davide Domingos Rodrigues Spindler, 30 anos, diz que está inscrito há 7 anos no programa e nunca foi contemplado. "A invasão aconteceu porque a comunidade está cansada de esperar. Cansada de promessas não cumpridas. Além disso, teve boatos de que não há dinheiro para finalizar a obra, então mais uma vez ficaríamos sem casa. Moro de favor com minha mãe porque não temos condições de pagar aluguel. Vim pra cá com minha esposa e meus três filhos, um deles bebê. Estamos lutando por moradia, pelo que é nosso de direito. Eu não quero morar de graça, quero apenas uma garantia de espaço, digno, para viver com minha família”, disse o pedreiro.

Procurada, a prefeitura de Canoas, agora coordenada pelo prefeito Luiz Carlos Busato, informou que “através da Procuradoria-Geral, está dando apoio e suporte à Caixa Econômica Federal para a entrada com o pedido de reintegração de posse para garantir o direito das famílias selecionadas, de acordo com as regras do programa Minha Casa, Minha Vida. A Guarda Municipal e a Brigada Militar fazem rondas no local. No último domingo, um terreno, também localizado no bairro Guajuviras, foi invadido por um grupo de cerca de 40 pessoas. A administração identificou os invasores e ingressou, ainda nas primeiras horas do domingo, com a ação de reintegração de posse.” O novo Executivo garante que os atos serão coibidos pela administração municipal conforme a lei determina.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895