Em oito meses, multas por ultrapassagem superaram as 12 mil no Rio Grande do Sul

Em oito meses, multas por ultrapassagem superaram as 12 mil no Rio Grande do Sul

Em 2016, 16.701 foram flagrados pela mesma irregularidade

Mauren Xavier

Multas por ultrapassagem superaram as 12 mil no Rio Grande do Sul

publicidade

A ultrapassagem em local não permitido é considerada uma infração grave e teve o valor da multa ampliado. São sete pontos na carteira e valor de R$ 1.467,35. Já forçar uma passagem entre veículos que transitam em sentido oposto também gera sete pontos e a multa é maior, atingindo R$ 2.934,70. E mesmo assim a quantidade de multas só cresce. Para se ter uma dimensão do aumento nos registros, no ano de 2016, a PRF registrou 16.701 multas.

No ano seguinte, foram 19.122, o que representa um aumento de 14% nos registros. Ao mesmo tempo, até o dia 15 de agosto de 2018 foram contabilizadas 12.535 multas por ultrapassagens irregulares. Isso significa 65,5% do total do ano passado. E a situação não para por aí. Em uma ação de fiscalização, em duas horas, nesta semana, os agentes aplicaram 38 multas de ultrapassagens na BR 116.

PRF faz ação para alertar sobre ultrapassagens irregulares

Esse tipo de imprudência é mais comum em rodovias de faixa simples e onde há presença de caminhões, que circulam em velocidade mais baixa do que os veículos leves. E foi exatamente essa situação registrada pela equipe do Correio do Povo, na BR 116, na manhã desta quinta-feira. Muitos carros leves fazendo ultrapassagens em locais proibidos e, não em poucas ocasiões, obrigando o motorista que estava no sentido anterior ter que levar o veículo para a lateral para evitar um possível acidente.



A falta de perícia na direção também pode resultar em acidentes naqueles locais permitidos. Em um ponto onde há obras de recapeamento, junto ao km 324, em Mariana Pimentel, o trânsito era intercalado. Assim, um dos fluxos ficava parado, quando formavam-se filas. Assim que o mesmo era liberado, muitos carros e motos tentavam passar os caminhões fazendo ultrapassagens. Na rodovia há várias obras que deverão ampliar as faixas disponíveis, mas neste momento, muitos trechos seguem em faixa simples e, alguns pontos, com falhas na sinalização, o que torna a situação ainda mais delicada.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895