Emergências de Porto Alegre atendem acima da capacidade

Emergências de Porto Alegre atendem acima da capacidade

Número de pacientes é muito maior do que leitos disponíveis nos hospitais

Marco Aurélio Ruas

Hospitais de Porto Alegre estão com super lotação em suas emergências

publicidade

Os hospitais de Porto Alegre seguem atendendo acima da capacidade. Enquanto algumas instituições estão com restrições no atendimento nas emergências, algumas ainda conseguem receber novos pacientes. O caso mais grave é o da Santa Casa de Misericórdia. Até o final da manhã desta sexta-feira, o hospital contava com 35 pacientes, tendo apenas 14 leitos disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS).

As duas maiores emergências da Capital com atendimento do SUS, o Hospital de Clínicas (HCPA) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), também estão cheias. Enquanto o último continua recebendo novos pacientes, apesar de ter 112 pessoas em 64 leitos - nessa segunda chegou a 145 pacientes, o primeiro está com o atendimento restrito a casos graves desde o início do mês, atualmente com 151 pacientes em 41 leitos. “O meu atendimento durou cerca de uma hora. Foi rápido e fui bem atendida. Mas a situação está complicada na Emergência. Muita gente está sem leito”, relatou a dona de casa Ivanir Quadros, de 58 anos. Ela é transplantada do próprio HCPA.

A Santa Casa também atende somente casos graves e transplantados. A lotação na Emergência foi incluída na rotina da instituição há cerca de 10 dias. “Meu pai é paciente da oncologia da Santa Casa, e veio para a Emergência ontem (quinta) de manhã. Ele chegou na ambulância da Samu e foi bem atendido desde o início”, afirmou o vendedor Sérgio Silva, de 51 anos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895