Emergências na Capital atendem mais do que o dobro do limite de pacientes

Emergências na Capital atendem mais do que o dobro do limite de pacientes

Situação do Hospital Conceição é a mais grave, com 154 doentes para 50 vagas

Correio do Povo

Superlotações ocorrem antes mesmo da chegada do inverno

publicidade

Antes mesmo da chegada do inverno (21 de junho) quando a procura nos hospitais costuma ser maior, as emergências de Porto Alegre estão superlotadas. A maioria dos setores atende mais do que o dobro do limite de pacientes. No Conceição, no entanto, o problema é ainda mais grave. Chega a 154 o número de pessoas acomodadas em um local projetado para a apenas 50. A área reservada para crianças na instituição, contudo, tem oito dos 14 leitos ocupados nesta quarta-feira.

O Hospital de Clínicas recebe na Emergência Adulto, nesta manhã, 116 pessoas, onde há somente 50 vagas. O setor infantil também está superlotado: 10 pacientes para nove leitos.

A situação é semelhante no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Pucrs). Na Emergência Adulto do Sistema Único de Saúde (SUS), são atendido 35 doentes para 15 vagas. Já na infantil, são 10 crianças para 11 leitos.

O setor adulto pelo SUS, na Santa Casa, recebe 32 pessoas para 12 leitos. Na ala pública infantil, são 16 pacientes para 13 espaços. A parte destinada a convênios também atende mais do que o limite. São 14 adultos para 10 leitos e 11 crianças para oito vagas.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895