Emissão de gases de efeito estufa caiu em torno de 5% em Porto Alegre entre 2016 e 2019

Emissão de gases de efeito estufa caiu em torno de 5% em Porto Alegre entre 2016 e 2019

Dados estão no 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa 


Tais Teixeira

Documento foi apresentado nesta tarde no Paço Municipal, em transmissão virtual pelo facebook da prefeitura de municipal

publicidade

A emissão de gases de efeito estufa reduziu cerca de 5% da série  histórica de 2016 a 2019 em Porto Alegre. Esse  dado está no 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), elaborado de janeiro a julho deste ano. O documento  foi apresentado na tarde desta quinta-feira no Paço Municipal, em transmissão virtual pelo facebook da prefeitura de municipal.  Os resultados obtidos serão base para nortear os estudos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) da capital gaúcha.

De acordo com o levantamento, em 2019, 67,7% das emissões são do setor de transporte, 23% da área  de energia estacionária (consumida nos prédios e residências), 8,8% dos resíduos e 0,5%  da  agricultura, florestas e uso do solo.

Na sua fala, o prefeito Sebastião Melo vislumbrou que o pós-pandemia deixará mudanças em vários aspectos, como o trabalho remoto que, segundo Melo, deverá ser adotado por muitos profissionais e empresas. “As pessoas vão querer cidades mais “solidárias e com qualidade de vida” e os lugares que não puderem oferecer isso, vão perder pessoas”, projeta. O chefe do executivo municipal ainda disse que está no planejamento criar um IPTU verde e a implementação de energia solar em cerca de 70 das 99 escolas municipais da capital, entre outras medidas.

O secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, afirmou que o Inventário de Emissões de GEE é um instrumento que vai guiar a implementação de políticas de baixo carbono para Porto Alegre. “Esta é uma etapa primordial para o planejamento climático municipal, porque fornece informações valiosas para a orientação e priorização das políticas públicas destinadas à redução dos riscos climáticos,” explica

 O 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da capital foi consolidado em 2013. A construção do documento foi feita pela Prefeitura de Porto Alegre, com apoio da WayCarbon, da Ecofinance e do Iclei América do Sul.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895