Emissão de visto americano em Porto Alegre se tornará mais ágil

Emissão de visto americano em Porto Alegre se tornará mais ágil

Resposta será dada no mesmo dia, nos atendimentos realizados a partir de 1º de dezembro

Marco Aurélio Ruas

Atendimento no consulado norte-americano de Porto Alegre ficará mais ágil

publicidade

O processo de solicitação de visto para os Estados Unidos ficará mais ágil no Consulado de Porto Alegre. A partir do dia 1º de dezembro, as solicitações serão concluídas em apenas um dia e no próprio consulado. Até o final deste mês, os solicitantes ainda terão de passar no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), na avenida Carlos Gomes, para coleta de impressão digital e apresentação de documentos antes de ser encaminhado ao consulado para entrevista. Esse processo demora, pelo menos, dois dias e dificulta a vida de pessoas que não são da Capital.

Segundo a cônsul-geral do Consulado dos EUA em Porto Alegre, Julia Harlan, a mudança reforça o compromisso do governo americano em facilitar os vistos para os gaúchos. “Como dissemos na inauguração, queremos que o consulado dos EUA de Porto Alegre seja o consulado campeão de atendimentos. Ou seja, queremos oferecer o melhor serviço, com rapidez e eficiência”, afirmou.

O consulado na capital gaúcha é o único do país que conta com a mudança no processo de solicitação de visto. Os outros consulados não têm previsão de alteração do processo. “Está muito claro o enorme potencial de cooperação entre o Rio Grande do Sul e os EUA”, disse a cônsul-geral.

O cônsul para Assuntos de Relações Públicas, John Jacobs, explicou que, no novo sistema, o solicitante deverá passar por três guichês. No primeiro, os documentos são verificados, como a foto, o passaporte e o formulário preenchido. No segundo, os mesmos documentos são processados e, no seguinte, é realizada a entrevista com o vice-cônsul.

A resposta se o pedido foi aceito ou negado será dada na hora. “O solicitante pode fazer o processo em um dia”, resumiu. Entretanto, caso a solicitação seja aceita, o passaporte é entregue em até 10 dias.

Casv deverá mudar de nome e de local

O único caso em que a solicitação continuará sendo realizada no Casv diz respeito aos menores de 14 anos e maiores de 79 anos, onde a entrevista poderá ser dispensada. A exceção ocorre, por exemplo, se além da criança os pais também devem solicitar o visto. Neste caso, todos podem ser solicitados juntos ao consulado.

Segundo Jacobs, o Casv deverá se mudar da avenida Carlos Gomes para uma instalação mais próxima do consulado, na avenida Assis Brasil. “O centro ficará a menos de cinco minutos do consulado”, afirmou. A mudança deverá ocorrer até o final de janeiro. O nome do órgão também será mudado. Ele se transformará no Centro de Serviço de Documentos.

Consulado já emitiu 17 mil vistos


Atualmente, o consulado recebe entre 250 e 300 solicitações de visto por dia. “A maioria são gaúchos. Depois são pessoas que vêm de Santa Catarina e do Paraná”, contou Jacobs. De acordo com ele, desde a abertura do consulado, em junho, até o final de setembro, foram mais de 17 mil concedidos no local.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895