Empoderamento do paciente é desafio do futuro da saúde

Empoderamento do paciente é desafio do futuro da saúde

Evento em Porto Alegre defendeu maior acesso à informação e entendimento sobre riscos de doenças

Mauren Xavier

Diretor de provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, Salvador Gullo Neto

publicidade

Pacientes mais empoderados, com acesso a informações da sua saúde e maior entendimento sobre os riscos. Esse foi um dos conceitos defendidos pelo diretor de provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, Salvador Gullo Neto, durante o evento que discutiu, nesta terça-feira, os desafios da área no futuro, ocorrido no Hospital da Santa Casa na Capital. Em sua fala, ele apresentou a nova realidade social, com foco na tecnologia e no compartilhamento de informações, e relacionou com os impactos no segmento de saúde e prevenção de doenças.

Um dos pilares foi exatamente a questão de aplicativos que estão disponíveis e que revolucionam a relação entre médico e paciente e a atenção com a saúde. Esse é o caso do I-deal Health, um aplicativo em formato de jogo que permite qualquer pessoa identificar e mensurar os riscos ao seu corpo de determinados hábitos, como o de fumar. Assim, o paciente consegue visualizar o tamanho do risco que corre, apesar dos alertas do médico.

Ao mesmo tempo, pelo sistema, que é ajustado pelo usuário, o profissional da saúde tem condições de monitorá-lo, inclusive receitando medicamentos, que são autorizados diretamente nas farmácias, evitando deslocamentos. "Esse é um modelo efetivo de empoderamento, em que pelo aplicativo, a pessoa desenvolve outra relação com a sua saúde", explicou Gullo Neto. Nessa mesma linha, destacou outros sistemas interligados que coletam informações das pessoas e que podem ser incorporadas no cuidado à saúde.

Ao mesmo tempo, o diretor ressaltou que um dos desafios principais é conseguir fazer com que os dados do paciente sejam dele e não das instituições que prestam atendimento a ele. "Há um grande problema relacionado à propriedade de dados. É preciso fazer essa transição das organizações para o paciente dessas informações", defendeu, associado ao redesenho do modelo assistencial, com a incorporação de novas tecnologias.

O encontro, realizado pelo Sebrae-RS e apoio da Unimed Porto Alegre, buscou apresentar as inovações e tendências na área da saúde.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895