Encontro Sul Brasileiro de Carros Antigos reúne milhares de vistantes em Porto Alegre

Encontro Sul Brasileiro de Carros Antigos reúne milhares de vistantes em Porto Alegre

Evento apresentou 400 veículos, além de feira de peças, antiguidades e artigos sobre o tema

Jessica Hübler

Evento apresentou 400 veículos, além de feira de peças, antiguidades e artigos sobre o tema

publicidade

Milhares de pessoas passaram pelas dependências do shopping Bourbon Wallig para contemplar os veículos raros e diferenciados durante os três dias de programação do 27º Encontro Sul Brasileiro de Carros Antigos (SBVA). Além dos mais de 400 carros, os visitantes também puderam conhecer uma feira de peças, antiguidades e artigos com uma área exclusiva. No espaço ocorreu uma sessão de autógrafos com o escritor Jan Balder que, de acordo com o presidente do Veteran Car Club Porto Alegre, Rodrigo Mario Ruiz, participou de importantes momentos do automobilismo brasileiro.

Além disso, após uma premiação que elencou dezenas de veículos entre os melhores das categorias e das épocas, estava um Renault Colorale Prairie 1951, importado da França, motor 4 cilindros com 2.3 litros e 46cv, que foi contemplado com o Prêmio Família. O carro foi restaurado e está na mesma família desde a década de 1950.

Cezar Hagel Maciel, pai do analista de sistemas Cezar Augusto de Souza Maciel, 56 anos, trabalhou na montadora e era responsável pela comercialização dos veículos em Porto Alegre. O restauro levou cinco anos, um mês e nove dias. "Tivemos uma surpresa muito feliz", disse Maciel.

Após trabalhar na montadora, o pai de Maciel montou a própria oficina e continuava atuando na manutenção dos veículos Renault Colorale, os quais conhecia cada detalhe por conta da experiência com a montagem na empresa. "Em 1954 ele adquiriu o carro e desde então está na nossa família. Até 1989 foi o nosso carro do dia a dia e depois ele acabou ficando paro", contou.

Com o falecimento do pai, ocorrido em 2010, a família decidiu restaurá-lo. O processo minucioso foi realizado entre 2013 e outubro deste ano. "Foram procedimentos detalhados e difíceis por conta da raridade do carro, queríamos chegar o mais próximo possível da originalidade. Nos baseamos em pesquisas e tivemos o apoio do grupo Renault Colorale da França. Posso dizer que conseguimos chegar onde queríamos", declarou.

A família reside em Guaíba e Maciel disse que o carro já se tornou uma peça histórica na cidade. "O prêmio foi muito comemorado pelos vizinhos", detalhou. Ainda entre as atrações e curiosidades do evento estava um Fiat 514L 1929, que ficou entre os premiados e era um dos exclusivos da exposição. Com fabricação entre 1929 e 1932, foram feitos 3 mil Fiat 514, modelo que foi lançado em substituição ao 509, que teve cerca de 90 mil unidades produzidas.

Outros modelos que chamavam a atenção do público eram aqueles com fabricação híbrida, que inclui metal e madeira. Entre eles o Ford Wood 1949, com laterais de madeira e o Ford Cabriolet 1939, tem rodas de madeira e exibe o popular "banco de sogra, localizado na traseira. A exibição de veículos raros, antigos e restaurados era uma das principais atrações do 27º SBVA, mas no Estacionamento 5 também foi possível localizar livros como "Aristides Bertuol o piloto da carreteira nº 4" e calendários históricos com imagens de corridas de rua que eram realizadas em Porto Alegre.

Em uma das fotografias, do calendário de 2003, está uma imagem do GP de Porto Alegre disputado na avenida Farrapos em 1952. Na foto está a carreteira nº 4 ano 1939, pilotada por Aristides Bertuol, perseguida pelo Ford nº 6 1940, pilotado por Júlio Andreatta. A estimativa do Bourbon Wallig é de que cerca de 30 mil pessoas tenham passado pela exposição.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895